Professores e gestores do programa Projovem Campo Saberes da Terra, participaram nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, da segunda etapa da capacitação. Ao todo, 58 profissionais de educação das regionais de Laguna, São Miguel do Oeste e Xanxerê estiveram envolvidos.
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Nessa etapa os temas centrais da formação envolveram os sistemas de produção e processos de trabalho no campo, com destaque para a agroecologia e relação dos povos indígenas. A capacitação envolveu as áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e ciências agrárias. No final, foram trabalhados as experiências desenvolvidas nas turmas.
Segundo Bel Gomes, professora formadora do curso, o Projovem é um projeto que possibilita a jovens e adultos a oportunidade de prosseguir com os estudos, obtendo conhecimento sobre agricultura familiar e os sistemas de produção, mantendo-os em seus espaços de origem. “A maior satisfação é ouvir os relatos dos egressos que já estão até no ensino superior, dizendo que essa formação no Projovem foi essencial para o processo educativo deles. Essas mudanças, que a comunidade recebe através do programa, é de uma beleza inigualável”, destaca.
O Projovem Campo Saberes da Terra tem o objetivo de elevar a escolaridade e a qualificação profissional e social dos jovens agricultores familiares – segundo o Art. 3º da Lei nº 11.326/2006 – entre 18 e 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental, colaborando em seu processo de apropriação da linguagem e da escrita.
Além disso, o programa visa, também, promover ações educacionais e de cidadania voltadas aos jovens que foram excluídos do processo educacional, com o objetivo de reduzir situações de risco, desigualdade, discriminação e outras vulnerabilidades sociais, fomentando a participação social e cidadã e favorecendo a permanência e a sucessão desses na agricultura familiar.
O curso de formação tem por objetivos: avaliar o processo pedagógico desenvolvido nas turmas do Projovem Campo Saberes da Terra; socializar experiências vivenciadas pelas turmas e a elaborar o planejamento das atividades do curso.
O evento visa também, à construção de um quadro de referência, bem como a sistematização de concepções e práticas político-pedagógicas e metodológicas que orientem a continuidade do processo, com foco no desenvolvimento metodológico do currículo integrado na EJA e na perspectiva da formação com qualificação social e profissional dos estudantes.
A primeira etapa da capacitação aconteceu em junho, quando foram abordados como temas centrais os sistemas de produção, com foco na agroecologia, e os processos de trabalho no campo.