Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada pela ONU e busca assegurar os direitos básicos para toda a população

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Em meados dos anos 1946 e 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que entrou em vigor em 1948. O documento é composto por 30 artigos, e neles, foram determinados todos os direitos básicos que todo cidadão deve possuir, independentemente da raça, religião, posição social ou gênero.

Leia mais: Estudantes revitalizam pátio escolar para aulas de artes, português e educação física

A Declaração Universal dos Direitos completou 75 anos no último domingo (10)- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

A Declaração Universal dos Direitos completou 75 anos no último domingo (10), e possui uma importância fundamental para toda a sociedade, pois fortalece a luta constante pela busca de melhorias para a humanidade e no combate à toda e qualquer desigualdade.

 

A elaboração da DUDH

O cenário da elaboração da Declaração não foi dos melhores, isso porque o contexto estava relacionado com a Segunda Guerra Mundial, sendo esse o maior conflito da história da humanidade.

Foi então que a elaboração da DUDH começou a criar forma, na mesma época em que os nazistas estavam sendo julgados no tribunal militar montado em Nuremberg.

Diante da situação, as grandes autoridades do mundo, por meio da Organização das Nações Unidas, resolveram organizar um documento que enumerasse os direitos básicos para toda a população. O objetivo era evitar os genocídios e as outras tragédias que ocorreram na guerra acontecessem novamente.

 

Conheça os membros do comitê da DUDH

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada por um comitê formado a partir do secretariado da ONU. Esse comitê era formado por nove membros, como diplomatas e juristas, e era liderado por Eleonor Roosevelt, embaixadora dos EUA na ONU.

Os principais membros do comitê eram: Eleonor Roosevelt (Estados Unidos), Peng Chun Chang (Taiwan), Charles Dukes (Reino Unido), Alexander Bogomolov (União Soviética), John Peters (Canadá), Hernán Santa Cruz (Chile), René Cassin (França), William Hodgson (Austrália) e Charles Malik (Líbano).

Após o comitê elaborar todos os trabalhos, a declaração foi então levada para ser aprovada.

 

Como funciona um comitê de governança?

Um comitê é formado a partir da necessidade de decisões estratégicas e na resolução de problemas. Ele se reúne para discutir os objetivos, as metas, os indicadores e os resultados do projeto ou política pública.

Para montar um comitê, é necessário ter o objetivo em mente, o público-alvo que se pretende atingir, e a política pública que ele vai acompanhar. Em seguida, é necessário escolher os membros, que devem ser representantes das entidades envolvidas.

 

O que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Nos 30 artigos presentes na Declaração, todos abordam as questões dos direitos básicos de todos os seres humanos. Entre as diversas pautas abordadas, estão questões como liberdade religiosa, liberdade de expressão, direito à propriedade e condenação de práticas como a tortura e a escravidão.

Além desses pontos, a Declaração aborda questões relacionadas ao trabalho e afirma que todo ser humano tem o direito de procurar livremente um emprego que ofereça questões justas e favoráveis.

Firmamos a importância da Declaração, como forma de ser uma esperança não só para o presente, mas também para o futuro. A DUDH é a luta em conjunto com a humanidade na construção de uma sociedade justa e igualitária.

 

Confira mais Notícias