Sabemos que para realizar qualquer tipo de prova, é preciso estar por dentro dos assuntos que mais se destacaram ao decorrer do ano. Mas com tantas matérias para estudar, onde encaixar tempo para ler as notícias diariamente?
Leia mais: Em Treviso, professor utiliza música para ensinar física aos alunos
Foi pensando nisso, que separamos os assuntos da atualidade do Brasil e do mundo que podem ser cobrados em alguma questão do Enem de 2023, ou até mesmo como tema de redação.
Explorar temas políticos, socias, econômicos e ambientais do Brasil e do mundo vai te ajudar a compreender suas causas e seus impactos, além de auxiliar na formação de uma análise crítica – muito importante para a realização da prova.
Fique por dentro dos assuntos da atualizade
- Os Yanomamis e o garimpo ilegal
As questões sobre os povos indígenas aparecem com frequência no Enem. Por exemplo, no ano de 2021, houve perguntas sobre o assunto. E no ano de 2022, o tema da redação foi ‘’Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Uma vez que nos últimos anos o garimpo ilegal nas terras dos Yanomamis chegou a um nível extremo, em 2013, uma legislação promulgada facilitou a extração ilegal de ouro no país.
- Israel e Palestina
Esse é um conflito que existe desde 1940, e ainda persiste em dias atuais e já esteve como questão na prova do Enem. A causa é a proposta do governo que limita a autoridade da Suprema Corte, que é uma instituição considerada fundamental para a democracia israelense.
- Guerra na Ucrânia
A guerra iniciou em fevereiro de 2022 e se estende até hoje. O conflito pode ser cobrado na prova do Enem deste ano. O começo do combate foi dado pelo Presidente que comanda a Rússia desde 1999, Vladimir Putin. Os motivos tem base em interesses territoriais, culturais e econômicos da Rússia com a Ucrânia.
- Mudanças climáticas
Os assuntos mais recorrentes no Enem envolvem as questões ambientais, com o foco no aquecimento global que estamos enfrentando. Dentro dessas mudanças climáticas podemos destacar as grandes chuvas que ocorreram no RS, a onda de calor que atingiu mais de dez estados do Brasil, a seca na Amazônia e o terremoto no Marrocos.
- Inteligência artificial
Após a popularização do ChatGPT, lançado em 2022, o assunto da inteligência artificial (IA) está em alta e já apareceu na prova do Enem de 2019 e 2020. Esse é um campo que vem crescendo cada vez mais, seja para lazer ou até mesmo para trabalho. No entanto, os limites para os usos da IA estão sendo discutidos, e por isso pode ser um assunto presente no exame.
- Novo Ensino Médio
Aprovado em 2017, o Novo Ensino Médio só entrou em vigor em 2022. Levantando várias críticas dos movimentos sociais perante a educação, alunos e professores apontam que esse novo modelo foi implementado sem discussão e sem o devido preparo dos envolvidos.
Entre as principais críticas, destacamos: falta de qualificação dos docentes, falta de infraestrutura para os projetos, superficialidade dos novos itinerários, redução da carga horária de disciplinas básicas, entre outros pontos.
- Pandemia e Covid-19
Na última aplicação do Enem, havia duas questões acerca do Covid-19. Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde declarou o fim da emergência de saúde pública com relação à doença.
Mas, a nova variante do Covid-19, Arcturus, surgiu na Índia no início do ano, e já se alastrou por 6 países, incluindo o Brasil. Por esse motivo, o assunto ainda está em alta e pode virar questão da prova.
- Assembleia Geral da ONU
Esse ano aconteceu a 78ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que contou com a maior participação de presidentes -foram 88, no total. O responsável pela abertura do evento foi o Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. As principais pautas abordadas foram sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
- Tratamento contra o câncer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possibilitou o ensaio clínico no Brasil com um medicamento que utiliza células geneticamente modificadas, também chamadas de células CAR-T. Essa iniciativa pode proporcionar um grande avanço no tratamento do câncer no sangue e o assunto pode ser abordado no Enem de 2023.
- Eleições de 2022
As eleições de 2022 são um tema crucial para a prova deste ano, principalmente pela polêmica que foi gerada entre os dois governos que participaram do processo eleitoral.
Para ter compreensão desse tema, é necessário explorar as características das eleições, como os cargos em disputa, as etapas do processo eleitoral e a importância do voto consciente.
Além desses pontos, vale estudar também como foram as propostas dos candidatos, suas plataformas políticas e as expectativas dos eleitores, a fim de entender o cenário político atual.