COP 28: como aproveitar o evento para abordar as mudanças climáticas em sala de aula

Entenda a importância de conscientizar as crianças sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas e como isso impacta o futuro dos mesmos

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Perante tantas mudanças climáticas acontecendo no mundo todo, nada mais natural que tratar o assunto em sala de aula, não é mesmo? Até porque o mundo de amanhã depende das ações praticadas por crianças, jovens e adultos de hoje.

Leia mais: Matrículas para educação de jovens e adultos já estão abertas nos CEJAs de todo o Estado

Atividades em sala de aula podem ajudar a conscientizar as crianças sobre as mudanças climática- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Isso fica muito claro quando líderes do mundo todo se reúnem na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), para discutir sobre as mudanças climáticas, com o objetivo de encontrar saídas para lidar com a emergência climática.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as crianças com menos de cinco anos serão as mais afetadas por doenças provocadas pelo aquecimento global. Estima-se que 2 bilhões de crianças e adolescentes vivam em áreas onde a poluição do ar esteja acima do limite.

O Unicef também aponta que, até 2040, quase 600 milhões de crianças e adolescentes estarão habitando regiões onde há falta de água. E por isso, os pequenos são os que mais sentirão os impactos das mudanças climáticas no futuro. Em razão disso, é crucial abordar o assunto dentro da sala de aula, desde os primeiros anos.

 

A importância de falar sobre as mudanças climáticas com as crianças

As crianças representam um terço da população mundial, e por isso, as mudanças climáticas afetam – e irão afetar ainda mais no futuro – a caminhada de vida delas, muito mais do que a dos adultos.

Visto que, a perda da biodiversidade, a poluição e as mudanças climáticas que estão crescentes, acarretam para todo o mundo, instabilidades políticas e econômicas, desigualdades sociais, e no futuro, até mesmo a falta de segurança alimentar e hídrica.

E por isso, é extremamente importante introduzir as crianças nos debates sobre as crises climáticas, advindas do aquecimento global. Uma vez que eles são o amanhã, e a partir do momento que aprendem a conservar o meio ambiente, que é o que dá sustento para a vida dos seres humanos, eles serão capazes de levar os ensinamentos adiante.

 

Como tratar o tema em sala de aula?

Discussões sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e os diversos fenômenos naturais advindos do aquecimento global, podem estar presentes em atividades do dia a dia.

Confira algumas ideias para desenvolver em sala de aula com os pequenos:

  • Anote o clima do dia em um calendário escolar

Essa é uma atividade simples, mas que com o tempo vai desenvolver a compreensão das crianças perante as mudanças climáticas. O primeiro passo é desenvolver um calendário escolar.

Após isso, em cada dia da semana, peça para cada aluno fazer um desenho no quadro sobre como está o clima. Por exemplo, desenhar uma nuvem com gotas, se estiver chovendo.

Com isso, ao longo do ano, será possível explicar as mudanças no clima, como o calor e frio fora de época, ou muita chuva em uma região e seca no outro.

  • Caderno de atividades – Coleção meio ambiente

A Fundação O Boticário disponibiliza, de forma gratuita, um caderno com diversas atividades sobre o meio ambiente e mudanças climáticas para o ensino infantil. O caderno além de explicar o assunto de forma descontraída, no final de cada capítulo, apresenta atividades para as crianças.

Ao finalizar o caderno, o aluno irá ganhar um certificado de ‘’Guardião do Clima’’, e essa declaração vai despertar na criança a sensação de responsabilidade pela preservação do meio ambiente.

  • Mutirão para cuidar da natureza

As maiores causas para a crise climática é o descuido do ser humano com a natureza, e a exploração com a mesma. E por isso, é crucial explicar para as crianças que, quando cada um faz a sua parte, conseguimos frear – pelo menos um pouco – o aquecimento global.

Para realizar essa atividade, é possível fazer mutirões com as turmas para recolher o lixo que fica espalhado na escola após o intervalo ou mesmo em volta da escola. Uma outra opção é a de trabalhar a reciclagem dentro da sala de aula, onde cada aluno leva algo de casa que seria jogado fora (caixa de leite, garrafa de refrigerante, etc) e, juntos, podem dar uma nova vida aos plásticos e papelões.

Conscientizar as crianças desde o ensino infantil perante a preservação do meio ambiente, é uma forma de contribuir com um futuro onde a sociedade não sofra tanto com o aquecimento global.

Confira mais Notícias