Conheça 5 lugares turísticos que estão no Guinness, o livro dos recorde

O vulcão mais ativo do mundo e a montanha mais alta são uns dos lugares turísticos que fazem parte do livro dos recordes e que você pode conhecer

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Novembro é marcado por várias datas comemorativas, e por isso, é o mês que se comemora também o Dia Mundial dos Recordes Guinness. O livro tem publicação anual, e nele contém uma coletânea de recordes reconhecidos internacionalmente, tanto pelas performances humanas, quanto pelos extremos da natureza.

Leia mais: Prazo para pedir reaplicação das provas do Enem 2023 é estendido até o dia 20 de novembro

Deserto de Sonora, um dos lugares turísticos que faz parte do livro dos recordes- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Tudo começou quando o autor do livro, Hugh Beaver, em meados de 1951, participou de uma caçada e levantou uma discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa? A tarambola ou tetraz? E foi assim que Hugh se deu conta da necessidade de um livro que desse respostas para este tipo de pergunta.

Ele foi lançado pela primeira vez em 1955, na Grã-Betanha, e já completou 68 anos de muita história e recordes mundiais. Muitos lugares e destinos turísticos fazem parte do livro Guinness, conheça 5 desses lugares que têm roteiros de viagens.

 

O deserto mais quente do mundo

O lugar é tão quente, mas tão quente, que já atingiu 80°C, dá para acreditar? Esse é o deserto de Sonora, mais conhecido como o deserto mais quente do mundo. Ele fica localizado entre o Sul do Arizona e da Califórnia, em uma área de 311 mil quilômetros quadrados e recebe menos de 250mm de precipitação por ano, ou seja, pouca água e muito calor.

Por lá você encontra muita paisagem, como cactos, flores silvestres e animais. O local recebe bastante passeio turístico, onde os visitantes fazem uma tour pelo local em uma 4×4, passando por locais como a trilha do Bulldog Canyon e com a partida/chegada na cidade americana de Phoenix. E aí, você iria?

 

O prédio mais alto do mundo

O prédio mais alto do mundo foi por muito tempo o Empire States, localizado em Nova York. Mas ele perdeu o posto para o Burj Khalifa, que possui 828 metros de altura e 162 andares, em Dubai. O ponto mais alto que os turistas podem subir é no 148° andar, chamado de observatório ‘’At the Top’’, e por lá você pode ter uma vista deslumbrante de toda a cidade.

Os aventureiros que gostam de uma altura, também podem curtir o mirante que fica nos andares 124 e 125, e além da experiência que vai despertar a adrenalina, também terá um guia que irá contar toda a história do prédio.

 

O maior salar do mundo

Desses 5 lugares turísticos citados no texto, o que fica mais perto do Brasil é esse. O salar de Uyuni fica localizado na região de Potosí, na Bolívia. O local possui uma extensão de 12 mil quilômetros quadrados e produz mais de dez bilhões de toneladas de sal por ano.

Para as pessoas que gostam de conhecer novos lugares, como o salar, podem contratar um passeio que visita o primeiro hotel construído com sal, uma usina de processamento de sal, a Ilha Incahuasi, muito famosa pelos seus cactos gigantes e outros lugares turísticos da região.

 

O vulcão mais ativo do mundo

O vulcão mais ativo do mundo fica no Havaí, e ele é chamado de Mauna Loa. Além disso, é o que possui a maior extensão no mundo dos vulcões. Ele está a 4.170 metros acima do nível do mar e tem um escudo ativo que abrange um volume de aproximadamente 75.000km³.

O Mauna fica localizado no Parque Nacional dos Vulcões, e por lá existem outros quatro: Kohala, Hualalai, Kilauea e Mauna Kea. Parece uma ideia bem louca essa de ir visitar um vulcão, né?

Mas fique tranquilo que o passeio é realizado com toda a segurança possível, e ele é feito com voo de ida e volta de Honolulu, passando pela visita ao mirante de Keala Komo e às cachoeiras Rainbow e Akak, subida ao mirante de Kilauea Iki e caminhada pela Caldeira de Crateras.

 

A montanha mais alta do mundo

Esse não é um passeio e sim, uma grande aventura. Para conhecer a montanha mais alta do mundo, você vai precisar caminhar por cinco dias para chegar no Monte Everest, localizado na fronteira entre o Tibete e o Nepal.

O Monte Everest conta com uma altura de 8.848 metros, porém, o turista não vai subir tudo isso. Inclusive, na caminhada de cinco dias, as pessoas vão aproveitando as paisagens magníficas que ficam por ali, como a cordilheira do Himalaia e as melhores vistas do Everest.

Agora me conta, em qual desses passeios você iria?

Confira mais Notícias