Chegamos ao final do ano, e agora a preocupação e o nervosismo devem estar sendo os melhores amigos dos estudantes, isso porque as provas finais estão mais perto do que nunca. Entendemos que a pressão nessa reta final é intensa, e só de pensar em perder as férias para continuar estudando, dá uma dor de cabeça, não é mesmo?
Leia mais: Entenda a diferença entre o Dia da Consciência Negra e o Dia da Abolição da Escravatura
E se você chegou até aqui, aproveite e confira algumas dicas para você passar bem longe das provas de recuperação e poder curtir as férias na maior tranquilidade.
1- Planeje a sua rotina de estudos
Para adquirir uma boa rotina de estudos, é necessário se organizar com base em um planejamento para isso, sem furos. O assunto organização e planejamento pode até trazer um ar de ser chato, mas com certeza é melhor do que ter que lidar com a recuperação final, ou até mesmo perder um ano inteiro.
Você pode se planejar dessa forma: monte um cronograma de estudos com metas reais, faça um levantamento dos conteúdos que você precisa estudar e divida-os na semana, como for melhor para você.
Indicamos separar todos os dias de duas a três horas para os estudos. E outra dica valiosa é pendurar esse cronograma de estudos em lugar visível, que esteja sempre à vista.
2- Não deixe para estudar em cima da hora
Esse é um ponto comum na vida de muitos estudantes, mas deixando para estudar em cima da hora a chance de recuperação é bem alta. Isso porque é impossível estudar um conteúdo inteiro em um poucos dias.
Estudando de pouquinho em pouquinho, e de uma maneira constante, os seus resultados vão ser muito melhores.
3- Assista à vídeo aulas
Existem muitos materiais gratuitos na internet que podem te proporcionar um bom estudo. Mas sempre se certifique se a fonte é confiável, uma das formas de conferir é se atentar a sua credibilidade.
Optando pelas vídeo aulas, você vai poder ver a mesma matéria que tem dúvidas, explicada de outra forma por outro professor, numa linguagem que talvez você se identifique mais.
4- Faça resumos
Você pode aproveitar as vídeo aulas e fazer um resumo dos pontos que achar que devem ser anotados. Ou até mesmo pela leitura dos próprios materiais de estudo da sua instituição.
Os resumos possuem o poder de clarear algo que não entendemos na primeira leitura, e podem auxiliar também na fixação do conteúdo, pois assim que escrevemos, a nossa mente absorve mais ainda as informações.
5- Resolva provas anteriores
Resolvendo provas anteriores, você vai conseguir detectar o que já sabe e o que ainda precisa ser revisado. Utilize as avaliações e exercícios que foram realizados ao longo do ano escolar, e ao conferir o resultado, você pode fazer o seu cronograma de estudos priorizando os conteúdos que precisam de mais atenção.
6- Tente se manter concentrado
Com o final do ano letivo, muitas distrações podem surgir, como o pensamento dos seus planos para as férias. Porém, esse é um momento que você precisa priorizar o pensamento no presente.
Tente não ficar tanto tempo no celular, jogos, redes sociais e até mesmo nas festas de final de semana. Passando de ano direto, você vai conseguir viver intensamente tudo isso e muito mais!
7- Cuide da sua saúde física e mental
Os exercícios físicos podem te auxiliar bastante na liberação da ansiedade e nervosismo desse final de ano escolar. Escolha um esporte que você mais se identifique e se jogue nele.
Ficar em casa só estudando e tomando café, pode gerar um cansaço mental muito grande. Dito isso, usufrua do exercício físico para amenizar essa tensão.
Se mesmo depois do seu esforço para passar de ano, a recuperação ainda chegar, enfrente ela de cabeça erguida. Invista em um cronograma de estudo mais intenso, se dedique mais e faça tudo o que tiver ao seu alcance.
Desejamos um ótimo final de ano escolar a todos os estudantes!