Desempenho Escolar: como melhorar a sua performance nos estudos?

O Educa SC separou 7 dicas para dar aquela turbinada no seu desempenho escolar

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Com o final do primeiro semestre letivo do ano se aproximando, já é possível avaliar como está sendo seu desempenho escolar até aqui. Se seus resultados não estão te agradando, ou se você simplesmente acredita que consegue fazer melhor mas não sabe como, respira fundo que nós vamos te ajudar.

Imagem mostra estudante em frente ao computador sorrindo

Estudante melhorando seu desempenho escolar – Foto: istock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Conheça 4 aplicativos que ajudam a focar nos estudos

O desempenho escolar depende de muita coisa, e às vezes, até mesmo o aluno mais dedicado comete alguns deslizes, e isso é perfeitamente normal. Considerando tudo isso, o Educa SC preparou 7 dicas para você dar aquela guinada nas suas notas.

1.Mantenha uma rotina de estudos

É extremamente comum deixar para estudar na véspera da prova, mas esse é um dos maiores erros que os alunos cometem. Isso porque, normalmente, as avaliações acontecem todas nas mesmas semanas, o que pode, facilmente, sobrecarregar os estudantes.

Por isso mesmo é importante ter uma rotina. Separe meia hora do seu tempo livre para revisar o que os professores passaram naquele dia, dê uma lida no material e anote suas dúvidas para poder levar na próxima aula. Dessa forma, você já tira do caminho suas maiores dificuldades na matéria e consegue, dar um up no seu desempenho escolar.

2. Aprenda qual método funciona para você

Revisar o conteúdo todos os dias vai te ajudar, mas não substitui aquelas sessões de estudos mais aprofundadas antes das avaliações. E na hora de fazer isso, é muito importante saber qual método vai funcionar melhor para você.

Existem diversas formas de estudo e nem todas funcionam para todo mundo. Se você é uma pessoa visual, mapas mentais e resumos coloridos podem ser a melhor opção. Se por outro lado você for uma pessoa auditiva, aposte em aulas gravadas e em leitura em voz alta. E se nenhuma dessas te ajudar, talvez você seja alguém que só aprende fazendo, e sendo assim, listas de exercícios podem ser suas melhores amigas.

3. Saiba quando pedir ajuda

Todo mundo tem matérias com que tem mais afinidade, algumas pessoas tem facilidade com fatos, outras com palavras e outras com números. Não existe nada de errado nisso, mas a situação pode ficar complicada na hora de estudar assuntos com os quais não temos essa facilidade.

Nesse caso, não tenha vergonha de pedir ajuda, fale com os professores para que eles enviem conteúdos extras e converse com outros colegas que têm facilidade com a matéria e veja se pode estudar com eles. Em casos mais graves, fale com seus pais e veja qual a possibilidade de ter uma aula particular antes das provas finais.

4. Faça as coisas com antecedência

Quem nunca deixou para fazer aquele trabalho de última hora e viveu momentos de grande estresse na noite anterior à entrega? Esse é outro erro muito comum, pois quando você faz algo na pressa, acaba não dando o melhor de si.

Por isso, faça um planejamento e comece a pesquisar com antecedência. Fazendo um pouco por dia e revisando o que fez anteriormente, será possível identificar possíveis erros e corrigir o que for preciso.

5. Tenha uma agenda

Essa dica tem relação direta com a anterior. Tenha um lugar para anotar os seus prazos e os dias das suas provas. Acredite, não tem nada pior do que chegar na aula e descobrir que o trabalho que você achava que era para a próxima semana, na verdade, é para hoje.

Tenha uma agenda, um planner, ou até mesmo um mural na parede do seu quarto, use o que você sentir mais confortável e confiante de que vai checar com frequência.

6. Evite faltar

Sabe aquele dia em que você acordou com preguiça e pensou em faltar a aula? Pois saiba que muitas vezes, é justamente nesse dia que a professora vai explicar algo importantíssimo e que vai cair na prova.

Vale lembrar que para passar de ano você precisa ter 75% de presença, menos que isso é reprovação na hora. Então deixe para faltar apenas quando estiver doente, ou for realmente necessário.

7. Cuide de você

Por último, mas não menos importante, cuide de você! Aulas e sessões de estudo gastam sua energia, e se você estiver extremamente cansado ou há muito tempo sem comer, vai ser mais difícil se concentrar.

Tente dormir 8 horas por dia e fazer três refeições diárias. Se você sentir que não consegue focar de jeito nenhum, às vezes é seu corpo dando sinais de que precisa de uma pausa ou mesmo de um lanchinho. Tire uns minutinhos para se recompor e, quando voltar, provavelmente vai estar mais produtivo.

Confira mais Notícias