Com as férias de verão se aproximando, está mais do que na hora de se perguntar: “O que vou fazer?”. Pensando naqueles que gostam de tirar esse tempo para aprender ou apenas conhecer novas locais, museus são uma ótima escolha.
Leia mais: Férias escolares: 4 livros para ler enquanto descansa
Pensando nisso, o Educa SC separou uma lista com seis dicas de museus em Santa Catarina que você precisa conhecer nas férias. São locais que ficam ao redor do Estado e trazem conhecimento e histórias diferentes de povos, religiões, animais e pessoas que talvez você não conheça.
O tipo de local ideal pra você tirar um tempinho das suas férias e ir sozinho, com a família ou amigos, para aproveitar o descanso ao mesmo tempo que aprende algo novo. Vamos conferir?
Férias no museus de Santa Catarina
1.Museu Oceanográfico Univali (Piçarras)
O Museu Oceanográfico Univali (MOVI), foi criado em 1987 e está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil. A exposição apresenta mais de 1400 peças, fazendo com que o visitante possa entender e ver muito sobre a biodiversidade brasileira.
É até por isso que, na temática oceanográfica, é o maior museus das Américas e o terceiro maior do mundo. Ele é dividido em sete setores:
- Surgimento da vida e da oceanografia;
- Invertebrados marinhos;
- Peixes cartilaginosos;
- Peixes ósseos;
- Répteis marinhos;
- Aves marinhas;
- Mamíferos marinhos.
O museu também conta com animais vivos em aquários. Um lugar perfeito para visitar nas férias para os amantes do mar.
2. Museu Histórico de Itajaí
Pra quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a história das cidades de Santa Catarina, esse é um museu ideal para visitar nas férias. O Museu Histórico de Itajaí conta com um acervo repleto de cultura da região que mostra a grande influência da imigração na cidade.
O local foi construído em 1925, com objetivo de abrigar os três poderes e se tornou sede do Museu Histórico de Itajaí em 1982. Nele, você pode encontrar inúmeras coisas que lembram da época, como máquinas fotográficas, mesa de jogos, armas, indumentárias, obras de arte e de arte sacra. São mais de 10.000 peças que representam a história de Itajaí e região desde os tempos do Império.
3. Museu da História do Futebol (Blumenau)
Um dos museus mais novos do Estado, criado em 2019, traz com ele a história da única seleção pentacampeã da Copa do Mundo: a seleção Brasileira. No MUHF você encontra peças usadas (ou réplicas) do mundo do futebol.
O local conta atualmente com mais de três mil peças e é mantido pelo Instituto Cultural Soto (ICS). Todas as peças são registradas e classificadas. O museu trabalha na recuperação, conservação e perpetuação da história da seleção, buscando, entre outros objetivos, resgatar a maior quantidade possível de uniformes usados em jogos oficiais.
4. Museu Histórico de Santa Catarina (Florianópolis)
O Palácio Cruz e Sousa é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) desde 1986. O museu fica localizado no Centro de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina.
Dentro do local, o visitante pode encontrar várias relíquias que ajudam a compreender um pouco mais sobre a história do povo que já passou pela cidade. O visitante pode passar as férias aprendendo um pouco mais sobre o Estado. No acervo você pode encontrar:
- Móveis ao estilo de D. João V (anteriores ao Palácio) trazidos do Rio de Janeiro;
- A Primeira missa no Brasil, cópia da célebre obra doutro expoente da cultura catarinense – Victor Meirelles;
- A primeira lâmpada elétrica residencial de Santa Catarina;
- A urna com as cinzas de Cruz e Sousa, entre muitas outras coisas.
5. Museu Arqueológico de Sambaqui (Joinville)
Pra quem gosta de entender sobre povos antigos e como viviam, o Museu do Sambaqui em Joinville é uma ótima opção de visita nas férias. O local traz a história dos povos construtores de sambaquis, que viveram na região há mais de cinco mil anos. Com um acervo de mais de 45 mil peças, o museu deixa evidente a cultura e o jeito que aquele povo vivia.
O museu, que fica no Centro da cidade, foi construído em 1972 e hoje é cuidado pela SECULT.UPM.MAS, que é uma unidade da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), responsável por cuidar da preservação do patrimônio arqueológico brasileiro.
6. Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinki da UNESC (Criciúma)
O Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) foi fundado no dia 26 de setembro de 2002, com apoio da fundação de Ciência e Tecnologia (FUNCITEC) e parceria com o 10º Pelotão da Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental.
Mas, o acervo do museu foi sendo criado muito antes, já em 1993 no curso de ciência da universidade. A responsável foi a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, idealizadora e fundadora do Museu de Zoologia. A educadora teve ideia de usar da taxidermização para poder cultivar esse grande acervo.
Em setembro de 2002, o Museu de Zoologia apresentou sua primeira exposição de longa duração ao público com o tema: fauna silvestre regional. Desde então, o local passou a ser um importante instrumento de educação ambiental, dando oportunidade aos visitantes de conhecer o papel da fauna na região e a importância da preservação.