No combate a Dengue, a escola pode ser um local de prevenção ao mosquito transmissor
Em Bombinhas, a EEB Professor Leopoldo José Guerreiro promove ações de combate ao mosquito da dengue no Dia Nacional do Combate ao mosquito
Bombinhas, assim como todos os municípios do país, celebrou no último sábado (20) o Dia Nacional do Combate. Na cidade, a mobilização da comunidade na promoção de campanhas educativas e de comunicação social destinadas ao combate do transmissor foi intensa.

Leia mais: Guardar dinheiro na adolescência? Veja as vantagens
Um dos principais fatores favoráveis à proliferação do mosquito são ambientes quentes e úmidos. Por conta disso, o período de maior transmissão da doença é o verão – fazendo com que medidas de controle vetorial sejam profundamente necessárias nesta época do ano.
A transmissão da dengue se dá pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes Aegypti, que também é transmissor de doenças como Zika e Chikungunya. Ambientes com água parada acumulada, como vasos de plantas, calhas, garrafas e lixo, são criadouros perfeitos para a reprodução do inseto.
Combate a dengue na prática
Pensando nisso, alunos, professores, funcionários e famílias da Escola de Educação Básica (EEB) Prefeito Leopoldo José Guerreiro, em Bombinhas, entenderam que os cuidados em relação à doença devem ser de todos e as ações coletivas de conscientização e prevenção para garantir uma segurança eficaz começaram a acontecer.
Desde 2013, a unidade implementou o Programa Permanente Cuidando e Transformando nossa Escola (PPCTNE), que tem como um de seus princípios a educação ambiental como matéria multidisciplinar. O projeto é coordenado pela professora Joana D’arc.
Leia mais: Você sabe como são feitas as leis?
“Projeto de extrema importância para o crescimento socioambiental não só da escola. Tudo o que nossos alunos aprendem aqui, passarão adiante em suas casas e, posteriormente, para a cidade de Bombinhas. Ver a satisfação dos estudantes quando saímos dos muros da escola para a limpeza das praias ou qualquer outro trabalho do projeto não tem preço. Eles se realizam e nós, educadores, também!”, relata a professora de inglês Luciane Melloto.
Coletividade faz a diferença
Em conjunto com o Núcleo Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vida), o grupo enxergou a importância de resgatar os cuidados no combate à dengue, prática que ficou em segundo plano durante o ano de 2020 por conta da pandemia de Covid-19.
Como uma força tarefa, professores e alunos intensificaram ações de combate aos focos do mosquito e identificaram localizações de possíveis criadouros do inseto. Com a pesquisa feita, um plano de ação foi criado: a limpeza da praia da Baía de Zimbros e do Rio Passa Vinte.
Para o professor de sociologia Djalmo Manfredi, o projeto de combate a dengue teve uma importância ímpar na construção do ser social da comunidade escolar. “Este projeto extrapola os muros da escola, invadindo a comunidade bombinense, em especial da Costeira do Zimbros. Levar os alunos a compreensão da importância da água e ao combate ao Aedes Aegypti tem como consequência estudantes capazes de solucionar problemas de forma criativa, visando sempre a coletividade”, acrescenta Djalmo.
Resultados promissores

Silmara Lucas, Rayanne Cortes e Isadora da Costa Estevão são todas exemplos de alunas que tiveram uma mudança de percepção muito grande em relação ao seu entorno. Começaram a perceber os danos que o lixo pode causar na praia perto de suas residências, principalmente na propagação de doenças como a dengue.
“Foi uma experiência surreal. Aprendi que preservar o meio ambiente é um ato importante, não só para a humanidade, mas para todo ser vivo, pois necessitamos dos recursos que a natureza nos oferece. Todos podemos fazer a diferença. Tornou-se algo muito importante para mim”, conta Silmara.
Além da mudança de comportamento em relação ao meio ambiente e aos cuidados com a prevenção da dengue, a percepção pessoal dos alunos também mudou.
“Desde que iniciamos o PPCTNE, nossos estudantes têm sentimentos de pertencimento. Eles são protagonistas e vivenciam diariamente os cuidados consigo e com o meio em que vivem”, complementa Ana Beatriz Passos, gestora da unidade.
Faça a sua parte
Algumas atitudes simples ajudam no combate ao mosquito da dengue:
- Tampar as caixas d’água;
- Não deixar água acumulada na laje;
- Manter os lixos fechados;
- Utilizar areia nos vasos de plantas;
- Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;
- Deixar as lonas esticadas;
- Retirar a água dos pneus.
Seja o Primeiro a comentar
Entrar