Mais do que nunca é preciso que a sustentabilidade seja um assunto presente no dia a dia de todos os cidadãos. Com a degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais, aplicar práticas sustentáveis é algo que deve ser incentivado desde a infância.

Por isso, ensinar hábitos que ajudem o planeta já na escola contribui para que os alunos cresçam com essa mentalidade desde cedo.

Leia mais: Aluna ganha concurso de arte e tem trabalho exposto em livros para o Ensino Médio

Alunos de Imbituba aprendem prática sustentáveis em visita pedagógica – Foto: Keli Sabino Padilha e Naiane da Silveira Severino

Em Imbituba, a Escola de Educação Básica (EEB) Visconde do Rio Branco levou os alunos em uma visita pedagógica para conhecer duas entidades ambientais em busca de mostrar na prática as atividades de preservação que ajudam a melhorar o planeta.

Baseado nos conteúdos e projetos integradores da escola, as professoras Keli Sabino Padilha, do 1º ano, e Naiane da Silveira Severino, do 2º ano, todas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tiveram a ideia de apresentar na realidade práticas sustentáveis e reforçar a importância da preservação da natureza.

Os estudantes visitaram a RESAMB, empresa de reciclagem da região, e observaram na prática o trabalho do descarte do lixo, desde a separação dos resíduos até o seu destino final – aprendendo também sobre o reaproveitamento que pode ser feito com esses materiais.

Outro ponto de visita foi o Gaia Village, instituição privada de sustentabilidade, onde os alunos participaram de aulas expositivas com os orientadores do projeto e aprenderam sobre o funcionamento das composteiras, o cultivo de produtos orgânicos e a captação de energia por meio dos painéis solares.

“Com as atividades práticas e saídas de campo, as crianças consolidam as aprendizagens e facilitam no processo de interação durante os temas abordados em sala de aula.”, explicam as professoras.

Para as educadoras, a escola tem papel fundamental na conscientização dessas práticas sustentáveis, ensinar as crianças e os jovens sobre a preocupação com o meio ambiente faz com eles cresçam com atitudes responsáveis e se tornem adultos conscientes.

O objetivo das visitas é que essas práticas sustentáveis sejam levadas para além da sala de aula, com o entendimento de que as ações no nosso dia a dia refletem na vida de outras pessoas e no meio ambiente. Dessa forma, os estudantes se tornam incentivadores das boas práticas e incentivam também as suas famílias, para que esses hábitos se tornem recorrentes dentro de casa.

“Quanto mais consciência tiverem sobre o tema, será melhor para que, no futuro, transmitam a importância do cuidado com a natureza, que deve ser sempre constante e passada as próximas gerações.” declaram as professoras.