Cansaço: como saber quando é a hora de parar?

O cansaço pode ser um grande problema para quem quer finalizar um projeto ou apenas estudar uma matéria

Formação Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Você, com certeza, já passou por algum momento de cansaço. Seja em casa ou na escola, a sensação é uma resposta do organismo. Entretanto, existem vezes em que sentimos aquele cansaço que te faz sentir vontade de dormir por horas e horas — principalmente quando existem várias atividades para entregar. É assim que surge aquela dúvida: quando é hora de parar?

Leia mais: Procrastinação: como não deixar os trabalhos para última hora?

O cansaço pode prejudicar seus estudos

Sentir muito cansaço não é saudável e isso pode prejudicar os estudos e saúde mental – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Apesar dos estudos terem muita importância na vida, mais importante ainda é cuidar da saúde mental. Então, quando o cansaço já está extremo, é necessário entender que está na hora de parar, de cuidar de você mesmo, nem que seja por um ou dois dias.

É preciso deixar de lado as atividades que você precisa finalizar e ir fazer outras que possam ajudar a descansar a cabeça. Entretanto, para organizar as tarefas e preferências, o primeiro passo é entender quando o seu corpo realmente está pedindo uma pausa.

O cansaço não te deixa pensar direito

Quando você está, por exemplo, tentando fazer um trabalho grande, e não consegue pensar direito, é nesse momento que você precisa parar. Reduza a quantidade de horas focadas nesse projeto e pense em outras coisas, veja outras ideias, converse com pessoas sobre formas de melhorar o que você já está fazendo.

Se organize para que você não atrase a entrega e possa continuar em outro momento. O importante é não continuar forçando o seu corpo e sua saúde, fazendo uma atividade que não consegue assimilar mais.

Poucas horas dormidas

O cansaço pode ir além das horas de estudo. Uma forma clara de notar isso é por meio do sono. Para manter uma saúde boa, é recomendável dormir oito horas por dias, mas quando você não faz isso e acaba dormindo poucas horas, o corpo vai ficando cada vez mais sonolento, levando ao cansaço mental.

Quando você perceber que não está dormido nem cinco horas por dia, vai notar que é necessário dar uma pausa no que está fazendo, que precisa dormir mais cedo ou acordar mais tarde O importante é voltar a ter essas oito horas de sono.

Dores no corpo

Existem dois tipos de cansaço: o mental e físico. Apesar do primeiro não te deixar pensar direito nas coisas, o segundo pode te dar mais problemas ainda. O cansaço físico causa dores no corpo, influenciando nos estudos e na vida pessoal.

Essas dores podem surgir por você permanecer muito sentado, sem levantar ou realizar algum tipo de exercício. Para que isso não aconteça, pare um pouco o que está fazendo e vá caminhar. Se preferir, pesquise na internet alguns vídeos de alongamento. Isso pode ajudar a recuperar a energia para realizar as atividades.

Vida social inexistente

É normal passar dias e dias estudando para testes ou grandes provas que estão por vir, mas é necessário entender que você precisa ter uma vida social. Não é preciso sair todo fim de semana para isso, mas, saiba parar um pouco para aproveitar com a sua família ou amigos, mesmo que sejam coisas pequenas.

Não fique dias dentro do seu quarto ou focado em algo, sem olhar ao redor, sem saber o que está acontecendo. Saía um pouco, nem que seja para conversar com alguém. Essas pequenas interações podem te ajudar a recuperar o foco e quem sabe trazer novas ideias, principalmente naqueles dias em que estamos travados, sem tantas ideias.

 

Confira mais Notícias