As tão aguardadas férias estão aí! Com o fim das provas e avaliações, a hora de desacelerar e dormir até mais tarde está finalmente chegando. Neste período você terá tempo para colocar em prática projetos pessoais, como reencontrar amigos e ler aquele livro que está parado na prateleira.
Leia mais: Hábito de leitura: 5 dicas que você precisa saber para conseguir ler
Mas se você é do tipo de pessoa que não gosta de perder o ritmo e acha que as férias podem ser um ótimo espaço para aprender – mesmo que seja deitado na cama, comendo chocolate -, os documentários são uma opção divertida e informativa.
Confira seis produções que precisam estar na sua lista. Aproveite!
1. O Dilema das Redes
Este documentário vai deixar você pensativo por muito tempo! Com entrevistas de ex-funcionários das maiores plataformas virtuais, aborda a polêmica questão da manipulação dos usuários na internet e nas redes sociais.
Apresenta com detalhes como a inteligência artificial é utilizada para “prender” os usuários nas redes e influenciá-los ao consumo e ideologias políticas.
2. Winter on Fire
Indicado ao Oscar de 2016 na categoria “Melhor Documentário”, Winter on Fire narra os eventos que marcaram a Ucrânia com a onda de protestos conhecida como Euromaidan. As manifestações culminaram na deposição do presidente ucraniano.
O documentário é muito mais do que um relato da crise política, contando as singularidades das pessoas que participaram ativamente da revolução de fevereiro de 2014, na luta pelos seus direitos.
Leia mais: 3 TEDx Talks sobre diversidade e inclusão que você precisa assistir
3. Lixo Extraordinário
Lixo Extraordinário é um dos documentários mais famosos do Brasil, indicado à lista de pré-selecionados do Oscar 2011. O filme retrata o trabalho do artista Vik Muniz com o lixo na comunidade do Jardim Gramacho, que na época era considerado o maior aterro sanitário da América Latina. Mais que isso, o documentário mostra a vida dos catadores, que vivenciam o lixo diariamente.
4. A 13 ª Emenda
O documentário mostra o processo da construção da imagem da população negra nos Estados Unidos a partir da 13ª emenda à Constituição dos EUA. Além disso, Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização dos negros e a alta do sistema carceráriio americano.
5. O dia que durou 21 anos
O documentário aborda uma face não tão conhecida da Ditadura Militar no Brasil: a participação dos Estados Unidos. O filme destaca, por meio da análise de documentos, a participação da CIA e da própria Casa Branca na ação militar que deu início a ditadura.
Com uma trilha sonora eletrizante e uma linguagem que prende o espectador, o dia que durou 21 anos parece até um filme de espionagem, de tão bem construído.
6. A Praça Tahrir
Indicado ao Oscar em 2014, o documentário apresenta um importante episódio da história do Egito: as manifestações populares de 2011 em protesto ao governo de Hosni Mubarak, presidente que comandava o país há muitos anos. A Praça Tahrir mostra a história dos jovens que participaram dos protestos, lutando por sua cidadania.