As celebrações nos fazem entender a cultura e a identidade de um país. Geralmente, são nelas que o espírito da nação transborda em forma de festividade e alegria. Ao redor do mundo, cada país possui seu jeito único de comemorar alguma parte importante da sua sociedade, seja de forma coletiva ou individual.
Leia mais: Estudo na prática: 4 cidades do Oeste catarinense para aprender sobre Alemanha, Itália e Áustria
Separamos quatro celebrações para você entender um pouco mais sobre a história de cada país.
1. Dia de Ações de Graça – Estados Unidos
É bem possível que todo mundo já ouviu falar do famoso “Thanksgiving” americano. Como o nome já diz, o Dia de Ações de Graça é o feriado mais popular do país – sendo retratado em diversos filmes e programas de televisão.
A celebração acontece antes do Natal, na quarta quinta-feira de novembro. O Dia de Ações de Graça é uma data em que as pessoas agradecem pelas coisas boas que aconteceram no ano, junto da família. Em sua origem, o feriado era celebrado logo após as colheitas, quando as pessoas agradeciam pela fartura da produção agrícola.
Diferente da maioria dos feriados, o Thanksgiving não tem raízes religiosas e, sim, está diretamente ligado com a história da colonização dos Estados Unidos. Talvez, por conta disso, é abraçado por todos os habitantes do país.
2. Dia dos Mortos – México
No dia 2 de Novembro, assim como no Brasil, é celebrado o Dia dos Mortos, no México. Mas diferente de quase todas as nações do mundo, lá o dia é dedicado para celebrar a vida.
É uma celebração única, que possui base nas crenças indígenas que lidam com a morte de uma maneira totalmente diferente, o que desde a era Pré-Colombiana era motivo de festividade.
As ruas são tomadas por muitas representações de caveiras, cores, músicas, teatro e danças típicas. É um dia para celebrar a vida daqueles que já foram e das próximas que estão por vir. A celebração também ocorrem em outros países, como no Equador e na Bolívia.
3. Holi – Índia
A chegada da primavera é motivo de festa para os indianos. No fim de fevereiro ou no início de março, milhões de pessoas vão às ruas para celebrar a chegada da estação. Eles festejam atirando pós coloridos e águas saborizadas nas pessoas.
Também acontece em outros países da região, como Nepal e Bangladesh, e em locais de forte imigração indiana, como Estados Unidos e Inglaterra.
Leia mais: 6 documentários para assistir nas férias
Pela intensidade das cores e por celebrar sentimentos bons, o feriado também é conhecido como Festival do Amor ou Festival das Cores. A tradição também está ligada a crenças do Hinduísmo, principal religião do país, mas acaba por agregar as mais diversas crenças, idades e classes sociais.
4. Dia de São Patrício – Irlanda
O St. Patrick´s Day é celebrado no dia 17 de março em homenagem ao padroeiro do país: São Patrício. Apesar de haver divergências históricas, acredita-se que foi ele que levou o cristianismo para a Irlanda.
O feriado tem como base a cor verde. O motivo disso é porque o padroeiro disseminou a imagem do trevo de três folhas pelo país, usado para explicar a Santíssima Trindade.
A data é comemorada em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Mas é na Irlanda mesmo, principalmente na cidade de Dublin, que a festa bomba. Mais de 100 mil turistas passam por ela anualmente. A cidade é tomada pela cor verde, e os foliões celebram nas ruas e nos bares, bebendo cerveja, também verde.