Treinar o raciocínio, a coordenação e a imaginação são pilares de qualquer atividade escolar. Pensando em desenvolver essas capacidades, os alunos dos sétimos anos da Escola de Ensino Básico (EEM) Rui Barbosa, Formosa do Sul, aprenderam a criar a própria tinta caseira para criança.

Aprender a fazer tinta caseira para criança é fácil e pode ser divertido

Produzir a tinta caseira para criança é uma atividade simples e que pode ser feita em poucos minutos – Foto: Silene Del Santo

A tarefa foi feita com itens que fazem parte do dia a dia e que podem ser encontrados em casa: Cola, sabão em pó, açafrão, urucum, colorau, canela, café, terra e carvão foram alguns dos materiais utilizados.

“A tinta tem três ingredientes básicos: o pigmento, que pode ser natural ou sintético; o aglutinante, que podem ser de vários tipos (cola branca, gema de ovo, goma arábica e óleo de linhaça) e os solventes (água, terebintina e o aguarrás)”, conta a professora que esteve à frente do projeto, Silene Del Santo.

A ideia surgiu a partir da observação da arte urbana, com foco nos grafites. Para recriar a prática, os jovens produziram tintas caseiras e tiveram a liberdade de escolher o próprio desenho. Como cada um dos estudantes trabalhou com produtos diferentes, o resultado singular das pintura despertou a curiosidade da turma.

“Alguns trouxeram urucum, outros escolheram o açafrão (em pó ou raiz) e também tivemos tipos diferentes de terra, enriquecendo as tonalidades que foram criadas”, conta a educadora.

Empenho, participação e interesse foram algumas das características da atividade. “Eles adoraram a ideia. Alguns já haviam feito experiências parecidas, mas a maioria não fazia ideia de que era possível fazer tintas com produtos tão simples”, destaca Silene.

Produzir a tinta caseira para criança é uma tarefa que pode ser feita com toda a turma
Os alunos aproveitaram para trabalhar a imaginação com a tinta caseira para criança – Foto: Silene Del Santo

Tinta caseira para criança: como fazer?

Pode parecer difícil, mas a produção da tinta caseira para criança é feita em poucos minutos e com ingredientes simples, daqueles que todo mundo tem em casa.

O segredo para atingir a consistência e a tonalidade desejada são os itens utilizados. Existem receitas que misturam amido de milho, água e corante, enquanto outras podem ser preparadas com água, óleo vegetal e pigmento (industrializado ou natural).

Separamos algumas receitas que podem ser replicadas em casa. Veja a lista:

1.Tinta caseira com amido de milho

A primeira opção tem como ingrediente principal o amido, responsável por contribuir com a consistência. Fácil e simples, a mistura é feita em poucos minutos, basta misturar os seguintes produtos:

  • 1 xícara e meia (chá) de amido de milho;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Corante

Misture em uma panela a água e o amido. Mexa até engrossar, com uma textura líquida e espessa. Agora é só adicionar o corante e começar a diversão.

Uma dica é separar a tinta caseira para criança em potes com tampas – assim fica mais fácil guardar para as próximas atividades.

2.Tinta caseira com farinha de trigo

Nessa alternativa, o agente principal é a farinha de trigo, responsável por dar vida à mistura. Veja as proporções e materiais:

  • 1 xícara (chá) de sal;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara e meia (chá) de água
  • 1 colher (chá) de óleo;
  • Corantes

A mistura deve ser feita com o sal, farinha e água. O corante pode ser adicionado quando o líquido estiver com a espessura ideal.

3.Tinta caseira com cola

Na EEM Rui Barbosa, a mistura de tinta caseira para criança foi feita com tinta. Veja a receita:

  • 1 colher (chá) de água;
  • 1 colher (chá) de cola;
  • 1 colher (chá) de pigmento – natural ou artificial

A água e a cola foram misturadas até chegar ao ponto de tinta e os alunos foram acrescentando os cores para atingir o resultado desejado.

Agora é só escolher o passo a passo preferido, selecionar os materiais que serão utilizados e começar a produção, com diversão, interação e muitas cores!