A comunidade escolar da Escola de Educação Básica (EEB) Paulo Blasi, de Campos Novos, pintou quatro faixas de pedestres ao redor da unidade de ensino em campanha de conscientização no trânsito.

O projeto “Arte na Rua”, idealizado pela professora de arte Mônica de Mattia, foi realizado em parceria com as professoras da sala de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades, Maristela de Menek e Ana Paula Pavelski, com a ajuda do artista grafiteiro, Rafael Lucas Pereira.

Faixas coloridas pelos estudantes em Projeto 'Arte na Rua' na EEB Paulo Blasi, de Campos Novos
Faixas coloridas por estudantes nas ruas ao redor da EEB Paulo Blasi, em Campos Novos – Foto EEB Paulo Blasi/Divulgação/Educa SC

A iniciativa segue a proposta da Resolução nº 806, de 15 de dezembro de 2020, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o objetivo de estabelecer um cronograma de campanhas educativas sobre segurança no trânsito neste ano de 2021, tendo como lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Neste mês de agosto, a temática “Pedestres e Ciclistas” inspirou a pintura das faixas.

De acordo com a professora de arte, Mônica de Mattia, os alunos aprenderam sobre intervenção artística, o grafite e a intervenção urbana, leis do trânsito e direitos do pedestre. “A comunidade, além de ter ganhado uma cidade mais bonita e mais alegre, aprendeu sobre direitos e deveres do pedestre e sobre arte contemporânea”, conta a professora.

Professoras e alunos pintando faixa em Projeto de 'Arte na Rua' da EEB Paulo Blasi, em Campos Novos
Professoras Ana Paula Pavelski, Maristela de Menek e Mônica de Mattia pintando uma das faixas do projeto com alunos em frente a EEB Paulo Blasi – Foto: EEB Paulo Blasi/Divulgação/Educa SC

Maristela de Menek, professora da sala de atendimento especializado em altas habilidades, relata que a atividade de pintar as faixas foi um exercício muito prazeroso para os estudantes. “No momento em que estamos vivendo trouxe um colorido, uma alegria e eles expressaram sua arte para as pessoas apreciarem, foi incrível.”

O grafite é uma manifestação artística muito presente em grandes centros urbanos e dá vida a muros, fachadas e paredes espalhados pelas cidades. Ex-aluno da EEB Paulo Blasi e artista grafiteiro desde 2011, Rafael Lucas Pereira afirma que o projeto tem muito a acrescentar à educação dos alunos.

“Ele vem como uma forma mais divertida de mostrar para os alunos que a arte vai muito além de cores, tinta, pincel e spray ou desenhos, ela é uma ferramenta muito potente de comunicação”, destaca Rafael.