Você já pensou no que é possível criar com os materiais que são descartados? Como reutilizar aquilo que tem como destino o lixo? Para compreender o consumo na sociedade atual, os alunos da Escola de Ensino Básico (EEB) Dom Felício César da Cunha Vasconcelos, de Irani, pensaram em modelos de moda sustentável.
A ideia surgiu para colocar em prática as questões expostas nos livros, incluindo a relação do homem com o comércio. Com jornais, lacres, tampinhas, copos e tecidos reciclados, os estudantes da primeira série do Ensino Médio criaram peças de roupas e acessórios, compreendendo como os itens descartáveis podem ser incluídos no dia a dia.
O objetivo da atividade é entender a origem e o desenvolvimento da sociedade do consumo, compreendendo como as práticas de compra podem impactar no mundo e a relação dos meios de comunicação na fabricação em cadeia, fatores que deixam de lado a moda sustentável.
De acordo com a professora Itamara Cagliari de Lima e a assessora da escola Maristela Aires Pinto, a turma se dedicou na produção. “O resultado foi extraordinário, eles não acreditaram que iria dar certo. Todos se surpreenderam com a capacidade e com a criatividade de cada um”, destacam as profissionais.
Debater o papel da indústria cultural, do consumo de massa, os impactos econômicos e sociais são algumas das discussões que nortearam a tarefa, desde a roda de conversa até o desfile com as peças.
Os estudantes também compreenderam o papel dos órgãos públicos e de cada indivíduo na construção de uma população consumista, entenderam os fatores das produções excessivas e como o modelo pode prejudicar o meio ambiente.
As professoras Cleide Moraes Veruck, Itamara Cagliari de Lima e Adriane Cavasin Ferreira estiveram à frente do projeto que criou opções de moda sustentável. A design de moda Bianca Antoniolli participou de um bate-papo com os alunos.
A importância da moda sustentável
Se você nunca parou para pensar nos impactos da moda e como a indústria é responsável por afetar o funcionamento do meio ambiente, o momento é propício para aprender com alguns números do mercado.
Por trás das araras e vitrines recheadas de novidades, sem nenhum item que coloque em evidência a moda sustentável, as fábricas são responsáveis por emitir entre 8% e 10% do gás carbônico que é lançado na atmosfera.
Além da poluição no ar, a água também é um dos recursos mais utilizados na produção, já que 20% do esgoto corresponde ao uso da indústria, conforme informações da Organização das Nações Unidas (ONU).
Incentivar a moda sustentável é o caminho para contribuir com a sustentabilidade e o consumo consciente – seja das roupas ou dos recursos naturais.