O podcast se tornou um dos formatos de entretenimento mais consumidos hoje em dia. Seja de educação, histórias, comédia, e outros mais variados gêneros, os podcasts conquistaram o público jovem e adulto. Então, a criação de um podcast escolar é uma ótima ferramenta para aproximar os alunos com este formato.

Leia mais: “O mar começa aqui”: projeto sustentável reúne alunos para limpar bueiros em Timbó

Alunos de Tubarão criam podcast escolar
Alunos de Tubarão criam podcast escolar – Foto EEB Governador Aderbal Ramos da Silva

Na Escola de Educação Básica (EEB) Governador Aderbal Ramos da Silva, em Tubarão, essa já é uma realidade com o “Aderbalcast”, implementada desde abril de2021. Na busca de envolver os alunos em projetos de desenvolvimento de liderança e de protagonismo estudantil, nasceu a ideia de criar um podcast escolar.

Com o objetivo de adquirir conhecimentos extracurriculares, os estudantes participam de todas as etapas da criação do podcast. Junto com professores, os alunos estão presentes na elaboração dos roteiros e na apresentação do programa, fazendo perguntas e conversando com os convidados durante os episódios.

O intuito de Aderbalcast é formar ideias e criar um conteúdo que seja útil para quem assiste. Para isso, o programa conta com convidados especialistas nos assuntos abordados, como psicólogos, escritores e personalidades da escola. Nas entrevistas, os alunos já debateram temas como inclusão, consciência negra, depressão e rotina de estudo.

Segundo o diretor da unidade Edilon Souza Lessa, o podcast beneficiou toda a comunidade escolar. “Para os alunos participantes propiciou experiência prática e aprendizado na área de comunicação e seus formatos”, comenta o diretor.

A participação dos estudantes fez com que conseguissem desenvolver a sua formação estudantil e descobrir novos saberes e habilidades. Disponível online, o podcast escolar aproximou a comunidade da escola, já que puderam estar por dentro dos assuntos relacionados à educação mesmo não estando presente fisicamente.