Nenhum professor é obrigado a ser amigo dos alunos, mas é bom que exista um relacionamento saudável entre eles, para que o aprendizado não seja comprometido. Dessa forma, existem algumas maneiras de fazer com que a relação educador e educando seja melhorada.
Leia mais: Aprender no TikTok? Conheça 6 professores que estão quebrando o padrão das dancinhas
Esse relacionamento, é claro, deve partir dos dois lados. Não adianta muito, se o aluno persistir nos erros e não querer fazer com que o professor seja mais do que apenas um educador. Da mesma forma que o docente deve olhar para o estudante com olhos além de apenas um educando.
Pensando nisso, existe alguns métodos que o professor pode usar para que o relacionamento seja melhor e a experiência dentro de uma sala de aula não seja algo monótono.
Invista no diálogo
Ser o tipo de educador que chega na sala, passa o conteúdo, atividade ou prova, termina a aula e vai embora não adianta mais nos dias atuais. Hoje, é necessário criar um diálogo com os estudantes, saber como vão, como está a rotina deles, se tem problemas dentro ou até fora da aula.
O diálogo é a peça fundamental para que esse relacionamento se torne algo mais saudável, que faça com que a sala de aula seja um local não apenas de estudo, e sim um que a criança ou o jovem pode se sentir bem, que ali é um lugar bom para estar.
Crie um relacionamento fora da sala de aula
Conquistar os estudantes dentro da sala é muito importante, mas uma relação saudável fora dela faz toda diferença. Um relacionamento que vai além do ensino, onde existe respeito e confiança em outros lugares, faz com que tudo seja mais agradável.
Seja justo e honesto com todos
Todo mundo erra, até um professor, então, quando isso acontecer, assuma o que fez. Não tente mostrar superioridade sempre em frente aos estudantes, ao invés disso mostre que você também pode cometer falhas. Se deixar que vejam esse seu lado, eles mesmos podem se sentir à vontade para admitir seus erros também.
Além disso, seja justo com tudo que faz. Não trate alunos de formas diferentes por conta de nota ou como agem na sala de aula. Se, por exemplo, um aluno que não é de prestar muita atenção na aula chegar atrasado, aceite a fala dele da mesma forma que você faria se fosse com aquele aluno nota 10. Tudo com base na justiça dentro da sala de aula.
Entenda você mesmo
Não adianta muito, para um educador, querer criar um relacionamento saudável com os estudantes se ele mesmo não se conhece. Faça uma avalição de você mesmo, tente entender o que você quer, onde quer chegar, o que tem para oferecer e o que pode melhorar.
Relacionamento saudável é melhor em um ambiente acolhedor
Não dê apenas notas como forma de encorajar a turma a melhorar ou continuar na mesma, transforme a sala de aula em um ambiente acolhedor. Crie o costume de fazer elogios, brincadeiras, dar risadas, faça com que eles se sintam bem em estar ali.
Quando for possível, tire uns minutinhos da aula para falar, por exemplo, como eles estão indo bem nas provas, ou como gosta de ver a sala unida em algum trabalho ou atividade que passou. Isso é muito importante para você criar uma amizade e até para a autoestima deles.