O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permitiu que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) faça o vestibular 2022 de forma presencial. A previsão é de que provas ocorram nos dias 29 e 30 de janeiro. Inscrições vão de 18 de outubro a 19 de novembro.

estudantes utilizando máscara facial descartável em sala de aula fazendo vestibular
Vestibular presencial da UFSC 2022 terá série de medidas contra a Covid-19 – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

O processo seletivo da UFSC conta com 4.549 vagas em 98 cursos da graduação para ingresso no ano letivo de 2022. As provas serão realizadas nas cidades de Florianópolis e região, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Edital será lançado em 15 de outubro.

Segurança

A Coperve, responsável pela organização do processo seletivo, estabeleceu uma série de protocolos de segurança sanitária que deverão estar presentes no edital do concurso. A mudança nos planos de prova presencial pode ser revogada, caso pandemia da Covid-19 se agrave.

  • Uso de máscara por todos os participantes;
  • A seleção de fiscais de prova, preferencialmente, vacinados;
  • Ocupação de 50% a 60% da capacidade de salas;
  • Escolha de locais ventilados;
  • Adequação do fluxo de pessoas nos prédios;
  • Cuidados com a higiene;
  • Instalação de postos médicos nos locais de prova.

Veja como se preparar para o vestibular da UFSC 2022

O concurso terá duas provas. A primeira prova, realizada no dia 29 de janeiro, das 14h às 18h, apresenta 40 questões de múltipla escolha ou abertas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras, segunda língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), além de Matemática e Biologia.

A segunda prova, prevista para o dia 30 de janeiro, com cinco horas de duração, das 14h às 19h, conta com 40 questões de múltipla escolha ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além de Física, Química e Redação.

Leia mais: Enem 2021: saiba como se preparar para as provas

Redação

A prova de redação do vestibular da UFSC costuma apresentar três propostas distintas que envolvem um mesmo tema, geralmente ligado a algum assunto da atualidade.

O candidato deverá escolher uma das propostas para desenvolver o texto e atentar-se para o gênero textual que ela exige.

A UFSC já sugeriu diversos gêneros e tipos textuais diferentes nas edições passadas, como o conto, a crônica, poesia, carta aberta à sociedade, texto dissertativo-argumentativo, entre outros.

A dica para escrever uma boa redação é escolher um gênero textual que você já domina. No entanto, conhecer vários tipos de texto pode ser de grande ajuda na hora da prova, já que você terá mais opções para escolher.

Dominar um assunto é questão de prática e com os gêneros textuais não é diferente. Para se preparar para a prova, pratique redação alternando entre os tipos de texto, evitando escrever apenas sobre aqueles que você tem mais facilidade.

Podcasts sobre livros

Todos os anos, a UFSC publica uma lista de obras literárias indicadas para o vestibular da instituição. A leitura desses livros é essencial para garantir um bom desempenho na prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Podcasts são programas de áudio parecidos com uma conversa, que podem ser ouvidos em qualquer lugar. Por conta disso, muitos estudantes utilizam para estudar. Pensando nisso, a Coperve lançou no ano passado, uma série de podcasts sobre os livros do vestibular da UFSC.

A série “Universos Vivos” tem episódios com duração de 15 minutos em média e fala sobre as particularidades de cada obra, a biografia dos autores e o contexto histórico e social da produção dos livros. Os episódios estão disponíveis em plataformas de áudio como Spotify, Anchor, Pocket Casts, Google Podcasts, entre outras.