Quem gosta de cursos aí? Então, prepare-se: a Secretaria de Estado da Educação (SED) está com 3.455 vagas para cursos técnicos gratuitos na rede estadual de ensino. As inscrições começam hoje (14) e já terminam amanhã (15) de dezembro.

cursos técnicos
Os cursos técnicos são uma oportunidade de sair da escola preparado para o mercado de trabalho – Foto iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Educathon Cidadão Digital: um incentivo à empatia nas redes socias

As 27 unidades escolares de ensino profissional participantes estão localizadas em 18 cidades de Santa Catarina, com cursos que serão ofertados na modalidade presencial, gratuitos e sem taxa de inscrição.

As vagas são direcionadas às modalidades concomitante e subsequente do Ensino Médio. Concomitante significa que os alunos precisam estar matriculados no Ensino Médio da mesma ou em outra instituição de ensino. Já a subsequente é quando o estudante apenas cursa o técnico pois possui o Ensino Médio concluído.

A lista de cursos abarca todos os gostos: administração, análises clínicas, contabilidade, edificações, informática, eletrotécnica, qualidade, mecânica, segurança do trabalho, logística, enfermagem, transações imobiliárias, recursos humanos, estética, saúde bucal, dança e farmácia.

Como se inscrever?

As inscrições estão abertas nos dias 14 e 15 de dezembro e a seleção dos participantes será feita por um sorteio eletrônico, no dia 21 de dezembro, após às 14 horas, sob a coordenação do Ciasc e supervisão da SED.

Os cursos que não obterem ao menos 25 alunos não serão ofertados no primeiro semestre letivo de 2022. Nesse caso, o aluno tem a possibilidade de ir até a unidade escolar nas datas estabelecidas e escolher ocupar a vaga remanescente de outro curso.

O candidato autodeclarado (a) preto, pardo e indígena no Programa de Ações Afirmativas e pessoas com deficiência concorrerá à reserva de vagas, conforme a Lei Federal nº. 12.711 e Lei Federal nº. 13.409.

A efetivação da matrícula só será feita se o estudante entregar todos os documentos solicitados, incluindo comprovação da condição declarada validados pela respectiva unidade escolar.

Leia mais: Turismo de aventura: 5 atividades que você precisa conhecer em SC

Documentação

O envio da documentação comprobatória para matrícula e preenchimento da vaga pode ser feito no ato da inscrição neste site. Também é possível entregar os documentos presencialmente na instituição de ensino nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022. Os documentos exigidos para a matrícula são:

  • Atestado de frequência no Ensino Médio, para a modalidade concomitante;
  • Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, para a modalidade subsequente;
  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Documento de Identidade e CPF do Responsável Legal, em caso de menores de 18 anos;
  • Título de Eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos;
  • Dispensa do serviço militar, para maiores de 18 anos do sexo masculino.

Os documentos acessórios para matrícula são:

  • Carteira de Trabalho – número do PIS;
  • Cartão do SUS;
  • Declaração das Vacinas.

Todos os documentos apresentados devem ser comprovados com o original ou com cópia autenticada. Candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência devem apresentar documentos adicionais, conforme o item 7 do edital do concurso.