Você já ouviu falar do Prêmio Honestidade na Escola? Com a esperança de despertar nos alunos da rede de ensino catarinense a ética, integridade e respeito, a Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) criou uma premiação que é o conjunto de tudo isso.
Leia mais: África: Semana Cultural é um caminho para o respeito a diversidade
Neste ano, o Prêmio Honestidade na Escola alcançou mais de 25 mil alunos, 760 professores e 36 das 37 regionais, ficando presente em cada canto de Santa Catarina. A iniciativa promoveu um verdadeiro movimento nos ambientes escolares, desenvolvendo uma cultura mais íntegra e humana.
Segundo Jéssica Machado Costa, coordenadora do prêmio em 2021, a inspiração surgiu porque a SIG acredita que a mudança social também envolve os pequenos catarinenses, como carinhosamente chama os estudantes.
“Só é possível mudar a cultura da integridade através da Educação. O Prêmio Honestidade possui como pilar o engajamento dos alunos e, a partir desses, dos professores, gestores escolares, pais e responsáveis”, conta Jéssica.
Todos influenciam
Para a coordenadora, além das crianças se espelharem nos adultos, cada indivíduo também se inspira nelas. Seja pelo orgulho disposto nos olhos dos pais e professores que estavam presentes na cerimônia de premiação ou no colega de classe que compartilhou um mesmo comportamento honesto, o projeto tem a potência de refletir nas condutas da sociedade como um todo.
Para englobar todos os alunos do 1° ao 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a SIG decidiu que o concurso seria cultural a base de desenhos às cegas para incentivar a criatividade e proporcionar um julgamento justo. Tanto a SIG quanto a Secretaria de Estado da Educação (SED) trabalham juntas para avaliar as centenas de artes que chegam de forma anônima.
Leia mais: Esporte e incentivo se transformam em receita para o sucesso em escolas
Para Jéssica, todos esses fatores são o compilado do papel institucional da Secretaria, que promove a ética e a integridade. “ O prêmio mostra a importância de instigar a honestidade nas crianças. Elas são o nosso futuro e já nos ensinam muito sobre como construir uma Santa Catarina melhor. Percebemos isso através dos desenhos que recebemos, as crianças possuem uma percepção ímpar.”
Além de impactar a vida das crianças que participam do concurso pintando gravuras e discutindo em sala de aula a importância da verdade, o prêmio chega até suas casas emocionando os adultos. Jéssica lembra da fala de um pai que afirmou que não havia calor mais bonito do que a Honestidade.
“Ele expressou que sentia muita felicidade e honradez em saber que a filha estudava em uma escola que se preocupava com estes valores. Valores que não se aprendem só em casa, mas também em toda comunidade escolar. Os pais sentem orgulho do local em que seus filhos estudam”, conclui.
Confira a lista de ganhadores do Prêmio Honestidade na Escola 2021
Vencedores do 1° ano do Ensino Fundamental
1° Brenda Emanuelli Laba – EEB Dante Mosconi, de Caçador
2° Maria Vitória Lopes da Trindade – EEF Imaculada Conceição, de Jacinto Machado
3° Luiza Venturi Mariz – EEB Anair Margarida Voltolini, de Pouso Redondo
Vencedores do 2° ano do Ensino Fundamental
1° Alex Ribeiro dos Santos – EEB Dante Mosconi, de Caçador
2° Manuely Cristine Fontenele Peixoto – EEB Tenente Ary Rauen, de Mafra
3° Isis Moro Costa – EEB Barão do Rio Branco, de Urussanga
Vencedores do 3° ano do Ensino Fundamental
1° Flávia Lock Pinheiro – EEB Jorge Schutz, deTurvo
2° Ana Clara Rosa – EEB João Teixeira Nunes, de Tubarão
3° Jasmin Milek Laskoski – EEB Dante Mosconi, de Caçador
Vencedores do 4° ano do Ensino Fundamental
1° Lívia Gonçalves Vicentin – EEB Jorge Schutz, de Turvo
2° Gustavo Davi Kogicovisci – EEB Dom Orlando Dotti, de Caçador
3° Aríane Rafaela Blasius da Silva – EEF Dr Waldomiro Colautti, de Rio do Campo
Vencedores do 5° ano do Ensino Fundamental
1° Valentina Maester Valmorbida – EEB São Bento, de São Bento do Sul
2° Isadora Antonio Santos – EEB João Frassetto, Criciúma
3° Yasmin Vitoria Ribeiro de Lima – EEB Dante Mosconi, de Caçador