Professor usa rede social para mostrar o dia a dia na profissão

João Vitor Rischter criou um perfil no TikTok para contar histórias da vida de professor e ensinar matemática

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

“Você sabe que você é capaz”, esse é o título de um dos vídeos de João Vitor Rischter, professor de matemática, que encontrou no TikTok uma forma de mostrar sua história como educador, dando ensinamentos sobre a vida, dicas e desafios sobre a matéria. O perfil do educador já conta com 68 mil seguidores e está perto de um milhão de curtidas.

Leia mais: Aprender no TikTok? Conheça 6 professores que estão quebrando o padrão das dancinhas

Professor de matemática usa o tiktok para falar de sua história

João é professor de matemática e usa o tiktok para falar mostrar a vivência na área – Foto: João Vitor Rischter

Para ele, não é algo novo a ideia de criar conteúdo para internet. O docente revela que já fazia vídeos anteriormente. “Eu já criava conteúdo desde 2019, mas fui adquirindo conhecimento de como de fato trabalhar com a internet e posso dizer que levo de modo mais profissional desde 2020. O objetivo sempre foi criar entretenimento, ser um momento alegre no dia a dia dos que ali me acompanham”, conta João.

Apesar de ter começado em 2020 com os vídeos, foi apenas em 2021, quando virou professor, que ele trouxe mais conteúdos sobre o seu dia a dia e sobre a vida escolar. Os vídeos mostram os acontecimentos durante as aulas pela visão do educador e dos alunos.

O profissional já colecionava alguns seguidores, mas foi neste ano, em março, que o professor atingiu o maior número de pessoas — um vídeo passou de 1,4 milhão de visualização. O resultado? Mais de 40 mil novos seguidores.

E não demorou muito para surgir o novo recorde. “Pouco tempo depois, outro vídeo passou de dois milhões de visualizações, tendo assim quase 70 mil seguidores”, conta o educador.

O professor e seus sentimentos pelos vídeos

João fala que sente muita gratidão por ter alcançado esse reconhecimento, de ter números tão altos de seguidores e curtidas. “Não há palavras que possam descrever o sentimento de gratidão pelo reconhecimento de um trabalho árduo como é este. Muitas das vezes são horas dedicadas a somente um vídeo de um minuto. Então é muito gratificante ver esse retorno”, conta ele.

E tudo isso ele faz sozinho. O educador revela que não tem ajuda de ninguém por trás da gravação. Ele faz os vídeos pelo celular, cuida da iluminação, gravação, roteiro e edição.

Apesar de contar histórias de sua vivência como professor, sejam elas engraçadas ou reflexões para os alunos, João fala que também usa o perfil da rede social para dar dicas e fazer desafios de matemática. Além disso, faz vídeos aconselhando os seguidores e estudantes.

A produção favorita e dicas para gravar

O educador não mostra os estudantes na frente das câmera, ele é sempre o protagonista. A forma que o professor utiliza de seus alunos é por meio da voz. Inclusive, uma de suas produções favoritas é a que ele faz a chamada utilizando memes.

@joaorischterO dia de hoje foi diferente com uma das minhas turmas… será que gostaram? ??♬ DANÇARINA – PEDRO SAMPAIO & Mc Pedrinho

 

No vídeo, ele chama cada aluno pelo seu nome, e na edição usou referências da internet para trazer o lado cômico da brincadeira. Uma forma de se divertir, inovando na chamada, algo que, geralmente, é rápido e formal.

Com inúmeros vídeos produzidos, João já ganhou muita experiência na área, e dá algumas sugestões para quem quer entrar nesse meio. “A dica que eu dou é para ter mais naturalidade e menos travamento na hora de gravar, é ir gravando seu dia a dia dentro de casa sem postar nada. Pegar como costume o jeito de falar com as câmeras. Até mesmo com o celular desligado. Mas ter como costume as gravações para ter maior naturalidade”, ele fala.

E por fim, o educador deixa uma pergunta para aqueles que tem medo de falar em frente à câmera, mas querem seguir a carreira na internet. “Você vai mesmo deixar uma lente de câmera, que é tão pequena, impedir você de alcançar o que tanto almeja?”, diz João.

Confira mais Notícias