Para ensinar sobre matemática financeira, a Escola de Educação Básica (EEB) Professor Armando Ramos de Carvalho, de Lages, desenvolveu o componente curricular “Matemática e suas tecnologias em ação”, que surgiu no início do semestre como demanda dos alunos da primeira série do Novo Ensino Médio (NEM). A proposta foi desenvolvida pela professora de matemática Nilva Arruda.
Leia mais: Educação financeira na escola: alunos aprendem a importância da matemática na prática
No novo componente curricular, os alunos refletem sobre o relacionamento com o dinheiro, além de aprenderem a analisar orçamentos e fazerem controle de gastos. Todo esse conhecimento a escola faz uso de ferramentas digitais, disponíveis na unidade.
Uma das atividades que os alunos realizaram para aprender sobre matemática financeira foi a simulação de gastos de um orçamento familiar. Os estudantes também fizeram debates sobre os temas durante a aula. E, por fim, individualmente, cada aluno respondeu a uma prova por meio de tablets. Ao final, receberam certificados de participação.
“Foi bem gratificante, porque ficou a certeza de que eles, de certa forma, utilizarão este conhecimento para a vida. Isso só foi possível pela inovação da tecnologia nas escolas”, diz a professora Nilva.
Para a estudante Letícia Ramos, o aprendizado adquirido com as aulas de matemática financeira foram essenciais, “(…) elas me ajudaram a ter mais consciência com o dinheiro, tanto que pude repassar os conhecimentos que obtive para minha família fazendo com que todos gastem e controlem seu dinheiro mais conscientemente”, diz a aluna. “Fora que os cursos que tivemos nos ensinaram muito a ter noção do que são impostos e tudo mais já sendo uma preparação para a vida.”