A interdisciplinaridade pode ser uma forma de instigar o aprendizado dos alunos. Desta forma, o projeto “Colcha de retalhos”, criado a partir da disciplina do “Projeto de Vida”, tem o objetivo de trabalhar o emocional dos estudantes em relação ao relacionamento famíliar. A atividade foi realizada na Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Bernardo Olsen, em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina.
Leia mais: Mês da primeira infância: privacidade e espaço pessoal da criança.
Com o desenvolvimento do trabalho em grupo, os estudantes puderem aprender sobre autoconhecimento em relação aos seus sentimentos e identidade. Para ajudar nos estudos, os alunos assistiram ao filme “Colcha de retalhos”, legendado em português com áudio original em inglês, para que pudessem aprender novas palavras em outro idioma. Além disso, fizeram a leitura do livro da mesma temática e debateram o assunto em sala de aula.
Na sequência da atividade, os alunos apresentaram objetos com significado afetivo em sua história. Em seguida, nas aulas de arte, os estudantes fizeram um desenho baseado em suas memórias. Na construção da própria colcha de retalhos, os alunos usaram tecidos coloridos e apliques de decoração. Por último, na disciplina Projeto de Vida, pensaram sobre seu cotidiano e sobre as pessoas que faziam diferença na sua vida.
“Achei o projeto muito legal e interessante. Buscamos acontecimentos da nossa vida para poder elaborar a colcha e também trabalhamos em equipe, aprendemos coisas novas juntos, desenvolvemos interesse por aulas mais práticas”, conta Josiane Neuburger, aluna da disciplina.