Pensando em desenvolver o lado artísticos dos alunos do Ensino Médio e o conhecimento cultural, a Escola de Educação Básica (EEB) Gracinda Augusta Machado, em Imbituba, criou um projeto que envolveu a cultura indígena e a utilização de materiais reutilizáveis.
Leia mais: Projeto de artes recria obras clássicas de pintura com materiais recicláveis
Para desenvolver o trabalho, a turma da segunda série do Ensino Médio, como conta a professora de arte, Camila Vitória Morais Selhorst, foi dividida em grupos. “Cada grupo se reuniu em sala para pensar e discutir quais os materiais eles teriam em casa para serem reutilizados. A partir dos materiais disponíveis decidiram a arte que seria desenvolvida com o tema abordado, no qual um destes grupos o resultado foi o quadro indígena.”
A ideia dos estudantes foi criar uma pintura com uso de materiais sustentáveis. Essa parte, para a professora, foi muito importante, pois foi um grande aprendizado para os alunos. “Eles aprenderem que podemos reutilizar vários materiais que seriam descartados e que nem sempre precisamos comprar novos para que sejam desenvolvidos outros trabalhos, arte ou artesanato”, falou Camila.
Escola de projetos
Camila Vitória Morais Selhorst explica que na EEB Gracinda Augusta Machado, é normal de os professores trabalharem desenvolvimento de projetos em equip.e. “A escola está sempre incentivando a realização de trabalhos em grupos para a troca de conhecimentos e para a socialização entre os alunos”, diz a docente.
Para Camila, é muito bom quanto os alunos aprendem um mais sobre a cultura dos povos indígena, os povos originários do nosso país, e que além da troca de conhecimento e habilidades entre os alunos, o pensar no que eles iriam realizar, como fariam e o que seria necessário também foi um grande passo no aprendizado deles.
Mão na massa
Os educandos da segunda série do Ensino Médio não tiverem que comprar nenhum material para produzir seus trabalhos. Por isso, para servir de inspiração aí na sua escola, confira a lista com os itens que são necessários para ter o resultado igual ao deles.
- Papel
- Papelão
- Pena
- Sacos de plástico
- Garrafas de vidro
- Madeira
- Borracha
- Latas
- Garrafas PET
- Rolha
Estes são apenas dez materiais que você pode encontrar e criar uma obra. Existem hoje em dia, artistas que só fazem esse tipo de trabalho pensando na sustentabilidade, como, por exemplo, Michelle Reader, que faz esculturas recicladas com partes mecânicas de brinquedos e relógios que coleta em aterros sanitários, estradas e lojas de produtos usados.
O japonês, Yuken Teruya, é outro também que se baseia no sustentável para fazer suas criações. Ele faz uso de materiais como rolos de papel higiênico, sacos de papel e crisálidas de borboletas para mostrar um pouco de Okinawa, o lugar onde nasceu.