A aprendizagem na prática é a melhor maneira de fixar um conteúdo, foi o que descobriram os alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Cedrense, nas aulas de química. A unidade, localizada em Dionísio Cerqueira, divisa de Santa Catarina com o Paraná, possui um laboratório para que os estudantes aprendam conceitos essenciais da química com atividades do dia a dia.
De acordo com a professora Marli Salete Uliano Gattermann, as aulas práticas contribuem para a aprendizagem efetiva dos alunos. “As atividades experimentais permitem aos estudantes uma compreensão de como a química se constrói e se desenvolve.”
Os experimentos realizados pelos alunos da EEB Cedrense envolvem funções inorgânicas, determinação do pH de algumas substâncias, determinação do teor de álcool na gasolina, produção de sabão artesanal e plástico biodegradável a partir do amido da batata, identificação do carbono em compostos orgânicos, tipos de mistura, densidade, sublimação de iodo, identificação das digitais, entre outros.
Leia mais: “Meninas na Ciência”: uma alternativa para combater desigualdade na profissão
Aprender na prática estimula a busca por conhecimento
Segundo a professora Marli Salete Uliana Gattermann, a partir das aulas práticas, os alunos sentem-se motivados a buscar o conhecimento e desenvolvem habilidades como a investigação, observação, além da capacidade de analisar e concluir os experimentos realizados.
Além disso, as experiências laboratoriais têm o poder de despertar a responsabilidade nos estudantes. “Os alunos apresentam um sentimento de empoderamento por estar no laboratório manipulando os materiais e reagentes”, afirma a professora.
Leia mais: Abordagem investigativa: 6 dicas de como trabalhar nas escolas
A estudante Keli Cristine Disner, 18, da terceira série do Ensino Médio da EEB Cedrense, acredita que aprender química na prática é uma forma benéfica de absorver o conhecimento sobre os assuntos repassados em sala de aula.
“Para mim, os passo a passo das experiências são incríveis, pois consigo entender e visualizar o que acontece para obtermos os resultados finais. Cada substância e material laboratorial me despertam um interesse muito grande, visto que sempre quero saber como, onde e como serão usados”, conta a jovem.