Nesta segunda-feira (25), o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) foi palco da 27ª edição do prêmio Educador Elpídio Barbosa. Docentes, autoridades e familiares participaram da premiação do Conselho Estadual de Educação (CEE), que contemplou 36 professores, abrangendo todas as regionais do Estado. Além da emoção com a entrega de cada placa, estampada no rosto daqueles que fazem a diferença em sala de aula, a plateia pôde acompanhar a apresentação do coral do Instituto Estadual de Educação.
Leia mais: Cerimonialista do Prêmio Educador Elpídio Barbosa é apresentadora dos canais do Educa SC
A premiação também homenageou o professor Claudio Luiz Orço como pessoa física, além de contemplar o Instituto Guga Kuerten (IGK) na categoria pessoa jurídica. O secretário de Estado da Educação, Vitor Fungaro Balthazar, a secretária-adjunta Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, o secretário de educação de Florianópolis, Maurício Fernandes, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, e o vice-presidente Felipe Felisbino marcaram presença.
O prêmio Educador Elpídio Barbosa é uma oportunidade para agradecer aqueles que fazem a diferença, que apresentam novas ideias, incentivando o protagonismo. “É um momento em que o Conselho Estadual de Educação reconhece o professor catarinense, reconhece a sua importância, reconhece o que ele labuta no dia a dia, a ação dele com os nossos educandos”, declara o presidente Osvaldir Ramos.
O reconhecimento e a sensação de valorização vão além da entrega da placa. O objetivo é que a premiação seja capaz de impactar outros educadores, transformando o ensino. “Que aqueles que aqui estão sirvam de inspiração para aqueles que lá estão, para que nós possamos ter toda uma energia, um professor contagiando outro com a sua experiência, seu case de sucesso, para que isso possa inspirar não só os alunos, mas os pais. Que isso se transforme em uma união, num propósito conjunto de ter uma melhor educação pública”, fala o secretário de Estado da Educação, Vitor Fungaro Balthazar.
Em alguns momentos da noite a emoção tomou conta dos participantes, principalmente quando a entrega era feita por um conselheiro que tinha sido docente do profissional premiado — a alegria ficava explícita nos agradecimentos.
“Esse é um momento muito especial em que a gente celebra toda a grandeza da educação promovida por professores competentes, qualificados e apaixonados pela educação. São professores que se destacam, destaque reconhecido por seus colegas, pelo trabalho de excelência, pelo trabalho engajador que promove o brilho nos olhos dos alunos”, comenta a secretária-adjunta Maria Tereza Paulo Hermes Cobra.
Para aqueles que estavam do outro lado, recebendo a homenagem, o sentimento foi de honra e gratidão. Prova disso é Gilmara Raquel Wessler, de Rio Fortuna. “Eu sou aquela pessoa dedicada. O que é para fazer, precisa ser feito, e bem feito. Então, na minha regional, quando se fala de professora de artes, eu sou a referência”, conta a educadora que gosta de levar os trabalhos para além dos muros da Escola de Educação Básica (EEB) Nossa Senhora de Fátima.
Além da felicidade de subir no palco e levar para casa algo simbólico, o processo é um incentivo para continuar. “É uma honra muito grande receber o prêmio, dá bastante entusiasmo, mostra que estamos no caminho certo, que valeu a pena tudo o que fizemos pelos nossos alunos e pela educação de Santa Catarina”, opina a professora Suzana Monczevski Costa, responsável pelos projetos de matemática na Escola de Educação Básica (EEB) João kuchler, de Santa Terezinha.
Para quem está começando, a recompensa tem um significado especial. “Esse prêmio, no meu início de carreira, serve como estímulo e incentivo para tentar cada vez mais ser melhor, me dedicar mais, tentar fazer cada vez mais aulas diferenciadas, aulas práticas, aulas que sejam marcantes para os meus alunos”, comenta a professora de história Joice de Souza Avelina Costa, da Escola de Educação Básica (EEB) Ana Gondin, de Laguna.
O sentimento de agradecimento também contagiou quem estava apresentando o evento. “Fiquei muito emocionada durante várias falas e vi o quanto é importante para cada um que constrói essa história voltada para a educação. O quanto tem dedicação, o quanto as pessoas se entregam. O olhar deles na hora de receber o prêmio. Você sente a emoção de ver tudo aquilo e de ver pessoas reconhecendo tudo isso”, declara a jornalista e apresentadora dos canais do Educa SC Grasiele Aguiar, pela primeira vez como cerimonialista do prêmio Educador Elpídio Barbosa.
O que é o prêmio Educador Elpídio Barbosa?
Criado em 1992, a cerimônia é uma forma que o conselho encontrou para homenagear e agradecer os professores do Estado. A escolha dos profissionais é feita a partir da indicação das regionais, responsáveis por avaliar os projetos e entregas.
O nome do prêmio é uma homenagem a Elpídio Barbosa, o primeiro reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) secretário de Educação no governo Celso Ramos e deputado estadual, além de ser o primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação.