XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da rede estadual reuniu projetos inovadores em Joinville

A feira contou com a participação de mais de 200 estudantes expositores e mais de 100 professores orientadores

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Encerrou nesta quinta-feira (5), a XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (FECITEC/SC). O evento, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de outubro no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville, premiou os três melhores avaliados de cada modalidade de ensino.

Projetos inovadores foram apresentados na XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, em Joinville- Foto: Divulgação/Educa SC

Leia mais: Ensino de história afro-brasileira: 5 dicas para aplicar a lei 10.639/03 em sala de aula

A Feira reuniu trabalhos que contribuem com uma rotina sustentável. Dividido em três categorias – científicas, tecnológicas e culturais – o evento apresentou os trabalhos de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e do Ensino Profissionalizante.

“Nesta décima quinta edição, tivemos um recorde de trabalhos expostos. É uma oportunidade para nossos estudantes exercitarem a criatividade, desenvolverem suas habilidades e mostrarem o que aprendem em nossas escolas. Destaco ainda a importância do incentivo dos professores orientadores, que os acompanham nessa jornada”, disse o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon.

Nesta edição, os projetos participantes tiveram como pano de fundo o tema “Ciência e Tecnologia: Possibilidades de Bem Viver”, mostrando como a tecnologia e a ciência podem contribuir para para um mundo mais sustentável e consciente.

Para o presidente da XV FECITEC/SC, Sérgio Luiz de Almeida, “o objetivo é de troca de experiência entre os estudantes e professores de várias regiões do Estado, incentivando-os a pensar em projetos que beneficiem todos os seres vivos, bem como o meio ambiente”.

Os estudantes apresentaram soluções inteligentes para regar hortas, fontes alternativas de geração de energia, como produzir tijolos ecológicos a partir de garrafas pet, cosméticos e tintas naturais, além de outros trabalhos. Ao todo, o evento reuniu mais de 200 estudantes expositores e mais de 100 professores orientadores de todas as regiões do Estado.

A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders afirmou que “independente do resultado, todos os estudantes participantes da FECITEC são campeões, porque essa trajetória começou em março. (…) Essa feira demonstra a importância da parceria, quando a universidade, quando o poder público municipal e estadual se unem para produzir um evento desta magnitude”.

A FECITEC/SC é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação (SED), com parceria das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Para chegar até aqui, os trabalhos passaram por outras duas etapas.

A etapa escolar – realizada dentro de cada escola, onde foram selecionados os melhores trabalhos que seriam aprovados para a fase regional. Na etapa regional, as coordenadorias regionais do Estado organizaram as feiras regionais, de onde foram selecionados os projetos de destaque para participar da etapa estadual, a FECITEC/SC.

 

Confira os trabalhos que foram destaque nesta edição

 

1º LUGAR CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

TÍTULO DO TRABALHO: O Impacto do Plástico no Planeta: Uma perspectiva local sobre uma questão global.

ESCOLA: EEB Pref Pedro Bittencourt

MUNICÍPIO/REGIONAL: Imarui – Laguna

ALUNOS: Maria Eduarda Felipe Candemil / Valentina Nunes Gobbo

ORIENTADOR: Patrícia Crescêncio

O projeto analisou os efeitos resultantes da produção excessiva e do descarte prejudicial de plásticos no meio ambiente, com foco na Laguna de Imaruí. A proposta era promover a conscientização por meio de uma alternativa viável, que envolvesse a produção de um plástico ecológico.

Assim, elas criaram o “Plástico Verde” – um passo importante em direção à sustentabilidade. O material inovador foi desenvolvido no laboratório de ciências da natureza da escola e produzido a partir de colágeno, um subproduto de resíduos animais.

“A gente iniciou o projeto com uma coletagem de lixo na lagoa de Maruim, em Laguna, onde observamos que a maioria dos lixos eram plásticos e a gente queria uma solução para isso. Estudamos bastante e resolvemos fazer um plástico biodegradável com a base de colágeno e chegamos ao resultado apresentado na Feira. Estamos muito felizes com o resultado, é a primeira vez que a gente chega na etapa estadual e ainda em primeiro lugar! ´Fica nosso agradecimento à professora Patrícia e Amanda, que nos ajudaram muito e sempre estiveram ali para nos apoiar”, conta a estudante vencedora Maria Eduarda Felipe Candemil.

 

1º LUGAR CATEGORIA ENSINO MÉDIO

TÍTULO DO TRABALHO: GEEVACDA- Gerador Elétrico Eólico Vertical de Baixo Custo

ESCOLA: EEB Bom Pastor

MUNICÍPIO/REGIONAL: Chapeco – Chapecó

ALUNOS: Bernardo Muller Esmit / Vittor Hugo Reolon

ORIENTADOR: Oeliton Vieira Fortes

O projeto é baseado na criação de um protótipo de gerador eólico – fonte de energia renovável – movido a energia mecânica dos veículos em rodovias. O objetivo é captar essa energia que não está sendo utilizada, e usá-la para acionar a iluminação pública, abastecer automóveis, ou até mesmo para energizar residências e indústrias, numa produção estimada de 1kw/h.

O protótipo de gerador eólico rodoviário foi desenvolvido com materiais recicláveis ou de baixo custo, a fim de fazer frente à intensa ampliação da demanda energética global.

“Sinceramente eu não esperava esse resultado, tinham projetos muito bons competindo junto com a gente e é incrível poder participar desse evento e sair vitorioso e voltar para Chapecó com o troféu! Nós agradecemos a nossa escola que sempre nos apoia e, principalmente, o nosso professor Oeliton, que sempre nos incentiva a melhorar, além das nossas famílias, que com certeza tiveram um papel muito significativo nesse processo”, explica o estudante vencedor Vittor Hugo Reolon.

1º LUGAR CATEGORIA ENSINO PROFISSIONALIZANTE

TÍTULO DO TRABALHO: Hidrogênio: possibilidades do futuro

ESCOLA: EEB Sara Castelhano Kleinkauf

MUNICÍPIO/REGIONAL: Guaraciaba – São Miguel do Oeste

ALUNOS: Fernando Romio / Gabriel Lucas de Mello Stefanello

ORIENTADOR: Giovani Bonamigo Zilli

O projeto visa a redução da emissão de carbono – um dos principais gases de efeito estufa – no planeta, por meio da produção de hidrogênio. Para isso, os estudantes basearam-se na substituição de combustíveis sólidos (madeira), pela utilização do gás H2, através de sistemas de secagem de grãos e piso térmico para suinocultura de forma integrada; a partir de uma célula geradora de hidrogênio – cápsula eletrolítica.

“Para nós é uma experiência incrível e inesquecível! Nós, que saímos do extremo oeste de Santa Catarina para mostrar nosso trabalho na Feira, só temos que agradecer a quem colaborou com a gente, nossos apoiadores e também quem nos visitou nas outras feiras e acreditou na gente. Um agradecimento especial aos meus colegas e ao professor Giovani porque sem eles eu não estaria aqui”, conta o estudante vencedor Fernando Romio.

 

Confira mais Notícias