Os estudantes interessados em participar do programa Universidade Gratuita já podem se cadastrar até o dia 25 de outubro, neste link. Para participar do programa, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas no programa Universidade Gratuita. Já a classificação para o programa será feita considerando renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia, saúde, entre outros.
Leia mais: Enem 2023: veja os assuntos da atualidade que podem cair no exame
O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil e vai oferecer até 70 mil vagas gratuitas em nível de graduação aos estudantes catarinenses. São 15 instituições de ensino superior de diversas regiões de Santa Catarina, com investimento de R$1,2 bilhões até 2026. A previsão é que em 2023, sejam até 28,5 mil estudantes custeados pelo Estado; até 42.750 em 2024; até 57 mil em 2025 e até 71.250 em 2026.
Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no edital. O resultado das inscrições deve ser divulgado ainda em outubro e quem for selecionado já vai ter todo o segundo semestre de 2023 gratuito.
Sobre o Universidade Gratuita
O programa Universidade Gratuita, criado pelo Governo do Estado, vai garantir acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda de Santa Catarina. Serão beneficiados os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos. Alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública terão prioridade.
Os alunos contemplados pelo Programa Universidade Gratuita retribuem para a sociedade por meio de trabalhos comunitários durante ou após a graduação. Para cada mês que estudarem de graça, os estudantes deverão retornar com 20 horas de trabalho na sua área de formação.
As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho. Existe ainda a possibilidade de ressarcimento da integralidade do valor investido pelo Estado na graduação cursada.
Ao todo, 15 instituições de ensino superior participam do programa -13 universidades que integram o sistema Acafe – e mais duas instituições que não possuem fins lucrativos: UniSatc e Lelusc, de Joinville.
De acordo com o decreto publicado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a Universidade Gratuita é destinada à concessão de assistência financeira, para custeio do valor das mensalidades de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, cuja instituição de educação superior seja mantida por fundações ou autarquias municipais universitárias ou por entidades sem fins lucrativos de assistência social.