A inteligência artificial é um avanço tecnológico que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões – seja na realização de tarefas simples ou até as mais complexas. Conhecida pela sigla IA, a tecnologia pode trazer inúmeros benefícios e avanços importantes em diversas áreas, inclusive, na educação.
Leia mais: Estudantes de Blumenau criam podcasts para discutir assuntos da comunidade escolar
Com a inteligência artificial é possível praticar ou mesmo aprender inglês e outros idiomas do zero e de graça. Os chatbots conseguem traduzir textos e tirar dúvidas de gramática, além de ajudar na prática da conversação e na criação de uma rotina de estudos. Confira a seguir 5 formas de aprender inglês e outros idiomas usando inteligência artificial.
-
Pedir informações de gramática
Para aprender uma língua, seja ela qual for, é essencial estudar as regras gramaticais. Para te ajudar nessa tarefa, existem ferramentas como Bard e ChatGPT, que são capazes de traduzir textos inteiros, além de explicar sua estrutura em outro idioma. Mas os robôs nem sempre são tão eficientes quanto professores de inglês, dessa forma, é sempre importante consultar outras fontes para tirar todas as dúvidas. Você pode utilizar comandos como estes: “Me ajude a encontrar o sujeito em tal frase”; “Como conjugar o verbo tal” ou ainda “traduza para o alemão a frase: Onde fica este lugar?”
-
Praticar conversação com feedback
A prática da conversação é essencial para quem deseja aprender uma nova língua, mas, muitas vezes, não conhecemos pessoas com quem possamos praticar, não é mesmo? Mas esse é um problema que os chatbots resolvem facilmente. Experimente utilizar comando como esse: “Por favor, seja meu parceiro de conversação em francês. Só fale comigo em francês. Mantenha suas respostas curtas (máximo de 50 palavras). Por favor, me faça perguntas. Vamos começar a conversa com o seguinte tema: (diga o assunto que deseja praticar a conversação).
No final da conversa, é possível pedir uma avaliação e solicitar que o chatbot identifique palavras ou estruturas erradas nas suas mensagens. Basta digitar na barra de texto do mesmo bate-papo: “Agora, diga-me quais frases escrevi errado e mostre formas melhores de escrevê-las!”.
-
Pedir indicação de plataformas gratuitas de estudos
Além de te ajudar a praticar idiomas estrangeiros, os chatbots com inteligência artificial também podem recomendar a você outras plataformas de estudos gratuitas. Experimente esse comando ao chatbot Bard: “Oi, Bard. Estou estudando espanhol. Você poderia me indicar plataformas gratuitas de estudos?”. Ele vai te indicar uma lista com diferentes sites úteis para aprender novas línguas, como Open Culture e Duolingo.
-
Pedir sugestão de rotina de estudos
Organizar seus horários, tirando um tempinho para uma rotina de estudos é essencial para aprender uma língua estrangeira, assim como em qualquer área de estudos, não é mesmo? Caso você se sinta perdido e não saiba como criar uma rotina de estudos, peça para o ChatGPT desenvolver um cronograma personalizado. Ele vai preencher o seu tempo livre e impulsionar seus estudos. Experimente o comando: “Crie para mim uma rotina de estudos para aprender inglês. Coloque horários pela manhã, quatro vezes na semana”. Utilize a ferramenta de inteligência artificial para especificar o pedido de acordo com suas necessidades e objetivos.
-
Pedir indicações de filmes e livros
Uma forma bem legal de praticar o idioma de outro país é assistindo a filmes e séries e lendo livros na língua estrangeira. Dessa forma, você pode desenvolver o seu vocabulário, melhorar a sua pronúncia e ainda aprender sobre a cultura e os costumes do local, que também são conhecimentos fundamentais para melhorar a comunicação. Peça ao ChatGPT ou o Bard indicarem músicas, filmes, livros ou outras obras no idioma que você está aprendendo: “Bard, indique-me filmes e livros para aprender francês, por favor”.