O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação do gabarito oficial das provas objetivas do Enem 2023. A partir das 19h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (14), os candidatos poderão conferir o gabarito oficial relativo aos dois dias de exames, além dos cadernos de questões.
Leia mais: Educação para todos: professores da CRE Blumenau debatem sobre inclusão
De acordo com o Inep, o gabarito oficial e os cadernos de provas serão divulgados na internet, na página do instituto. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante.
Vale lembrar que, mesmo com os resultados dos gabaritos das provas, não será possível saber qual foi a nota do candidato no exame. Isso acontece porque o método de correção do Enem é a chamada teoria de resposta ao item (TRI), quando as notas variam de acordo com o nível de dificuldade das questões acertadas e também das que errou.
Os candidatos que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas (previstas no edital), podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro.
Hoje a nota do Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e pode ser utilizada para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições do exterior. Confira aqui as principais instituições de ensino estrangeiras que aceitam a nota do Enem.