Desde 1927, a data 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, de todos os níveis de ensino. E você sabia que hoje também é comemorado o Dia do Advogado? Em 1827, Dom Pedro I criou os primeiros cursos superiores de Direito no Brasil. No mundo, o Dia Internacional do Estudante é comemorado no dia 17 de novembro.
Essa data é importante para fomentar o estudo no país, que é um direito de todos os cidadãos, segundo a Constituição de 1988, além de incentivar as iniciativas para melhorar a educação e o acesso a ela no Brasil.
Pensando nesta data, separamos uma lista com dicas de conteúdos digitais para você, estudante, acessar e aprender, confira.
3 canais do YouTube para estudar
Biologia: Paulo Jubilut
O canal do YouTube tem mais de dois milhões de inscritos e é um dos mais famosos da plataforma sobre biologia. O biólogo e professor Paulo Jubilut produz vídeos para a internet há mais ou menos 12 anos e ensina de uma forma didática e simples, apresentando um resumo e mostrando as informações mais importantes sobre determinados assuntos.
Em seu canal, trata de vários temas sobre a biologia, desde o corpo humano até a botânica. O seu conteúdo é voltado para estudantes do Ensino Médio e para quem se prepara para concurso público.
História: Débora Aladim
Formada em história, a professora Débora Aladim tem mais de três milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Desde os 15 anos, Débora ensina, principalmente, por meio de vídeos, resumo sobre sua linha de formação. Ela também dá dicas sobre estudos no geral e redação para concursos públicos.
Geral: Descomplica
O canal oferece vários vídeos sobre diversas matérias e os conteúdos são apresentados por professores de uma forma didática. Ele é derivado de uma empresa que oferece cursos online para estudantes de vestibular, mas disponibiliza vídeos gratuitos no YouTube. Além dos conteúdos sobre temas específicos, como português e matemática, eles produzem entrevistas com especialistas sobre temas diversos da atualidade.
3 podcasts para estudar
Filosofia Pop
É um podcast, como o nome já diz, sobre filosofia e cultura. Ele apresenta um conteúdo sobre o mundo da filosofia, como filósofos importantes e suas teses, além de professores, especialistas e convidados para cada episódio. Ao todo, tem mais de 150 episódios, todos disponíveis no seu site. É administrado por um professor universitário de filosofia, uma estudante de artes cênicas e um especialista em engenharia de sistemas, graduado em Ciência da Computação.
Redação: Dá Ideia
Para quem deseja prestar concurso público e tem dificuldade em redação, o podcast oferece conteúdos que, a partir de um assunto da atualidade, mostra como pode ser usado na redação. Tudo isso com uma linguagem descomplicada. “Dá Ideia” conta com 26 episódios, todos disponível no Spotify.
Geografia popular
O conteúdo pode ser de revisão para quem está no Ensino Médio, ou quer prestar vestibular, mas também debate temas da atualidade no mundo. Já tem 35 episódios e podem ser acessados em várias plataformas digitais, como o Spotify. É produzido pelo professor Paulo de Oliveira.
3 aplicativos para estudar
Línguas: Duolingo
O aplicativo, disponível para IOS e Android, está disponível para a aprendizagem de vários idiomas, dentre eles inglês, francês e espanhol. Por meio de uma espécie de jogo, com desenhos, sons e escrita, o usuário aprende de uma forma interativa uma nova língua. Com assuntos divididos por fases, a cada etapa os temas ficam mais complexos.
Química: Tabela Periódica
Esse aplicativo é para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Além de disponibilizar a tabela periódica atualizada, oferece conteúdos sobre os elementos, explicando o que é cada um deles.
Matemática: Photomath
Ele resolve problemas matemáticos, mostrando o passo a passo para que o estudante aprenda a resolver a questão. O usuário deve apontar sua câmera para a equação, mas ele não reconhece as contas escritas à mão. Está disponível para IOS e Android.