Cultura de Paz nas escolas: o que é e como promover no ambiente escolar?

Introduzir a Cultura de Paz nas escolas em meio à violência irá construir um ambiente seguro no cotidiano dos estudantes

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Vivemos em um mundo que, infelizmente, é recheado de violência, seja ela física, psicológica, moral, patrimonial, sexual ou verbal. E essa violência social impacta diretamente na violência dentro do ambiente escolar, já que o que vemos e presenciamos é o que iremos reproduzir enquanto jovens.

Adolescentes reunidos em roda de conversa- Foto: iStock/Educa SC

Leia mais: XI Feira Regional de Ciência e Tecnologia reúne projetos inovadores

A par dessa realidade, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu, no final dos anos de 1990, que o ano de 2000 seria o Ano Internacional da Cultura de Paz. E foi aí onde tudo começou. Com essa escolha, eles criaram pilares que se baseariam num mundo sem violência com foco no respeito à vida e à escuta, visando a compreensão e a solidariedade. Porém, nos últimos anos, o Brasil vem agindo de forma contrária.

Porém mesmo em meio a notícias não tão satisfatórias, a boa notícia é que é possível transformar essa realidade, a fim de construir um ambiente escolar mais leve e saudável. Neste texto que preparamos tanto para os educadores, quanto para os estudantes, iremos entender a importância da Cultura de Paz nas escolas e como promovê-la para o cotidiano dos estudantes no ambiente escolar.

 

A importância da Cultura de Paz nas escolas

Sabemos que a paz é uma das bases para quaisquer relações, mas principalmente no ambiente escolar, sendo um lugar de aprendizados, o ambiente precisa passar a segurança necessária para os estudantes que estão ali praticamente todos os dias da semana.

Com isso, desenvolver a Cultura de Paz nas instituições escolares é sobre fomentar os valores dos alunos, tais como respeito, empatia, tolerância e cooperação. Esses princípios contribuem fortemente na formação dos cidadãos conscientes e comprometidos no que diz respeito à construção de uma nova sociedade mais justa e pacífica. E essa construção é uma responsabilidade coletiva de toda a comunidade escolar!

Como criar uma Cultura de Paz nas escolas?

A escola é o principal lugar para introduzir a Cultura de Paz, uma vez que é nela que conseguimos mudar a realidade, mesmo que aos poucos, em uma longa caminhada. Como dizia Paulo Freire: ‘’Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’’.

Desse modo, desenvolvendo essa cultura dentro das escolas, além de assegurar o trabalho dos educadores, irá assegurar o ensino de qualidade dos alunos também. É nas ações, de maneira coletiva e sistemática, que está o potencial para uma nova sociedade.

Mas é importante lembrar a implementação da Cultura de Paz escolar requer tempo e consciência, e esses fatores só conseguirão tomar forma com ações cotidianas e práticas. Abaixo, citaremos 5 estratégias para criar e promover essa cultura nas escolas:

 

  • Dê importância a educação socioemocional

As emoções mexem e remexem dentro de nós a cada situação vivida. E por isso a educação socioemocional é um instrumento tão importante para o desenvolvimento dos alunos, ensinando habilidades vitais, tais como empatia, resolução de conflitos e controle emocional.

Uma forma eficiente de trabalhar o tema é realizar reuniões com os pais para conscientizá-los sobre, e promover fóruns para os alunos conversarem sobre os seus sentimentos sempre que sentirem necessidade.

 

  • Desenvolver projetos que trabalhem a empatia, a tolerância e a escuta ativa

Rodas de conversa e palestras para falar sobre violência são necessárias, assim será criado um espaço de discussão, reflexão e conscientização. Para isso, é necessário criar um ambiente que a Cultura de Paz seja algo a ser construído e desenvolvido com base na empatia, tolerância e a escuta ativa.

 

  • Cultive um diálogo aberto, respeitoso e acolhedor

Quando todas as vozes são ouvidas e respeitadas, a paz será a melhor amiga do ambiente escolar. E esse diálogo será possível quando os alunos começarem a se sentirem à vontade para expressar as suas opiniões e emoções, sem receio de julgamento. Isso pode ser feito a partir de reuniões regulares para levantar discussões sobre as questões e preocupações cotidianas dos alunos.

 

  • Engaje pais e a comunidade

Pais e comunidade são peças chaves na ativação da Cultura de Paz no ambiente escolar. Esses papéis podem ser ampliados por meio de participação ativa nas reuniões de pais e professores, eventos escolares e na conscientização sobre os valores de respeito e tolerância dentro e fora de casa. E com isso, a escola pode vir a se tornar um incentivo para a comunidade, promovendo eventos e atividades que reforcem essa cultura.

 

  • Contratação de pessoal para a segurança escolar

Falar sobre a Cultura de Paz nas escolas envolve também a segurança dos alunos, e para tal segurança, é necessário a contratação de porteiros para as escolas. Essa é uma medida que vai auxiliar não só na segurança em si do portão para dentro da escola, mas também na sensação de segurança que os alunos vão sentir com tal medida.

Além das cinco estratégias citadas acima, o Canal Futura em parceria com SESI e Senai lançou uma série de vídeos gratuitos de como implantar a Cultura de Paz nas escolas. Com um minuto de duração, cada vídeo apresenta um conceito que é interligado ao outro. Temas como bullying, diferenças e gentileza é o que você vai encontrar por lá.

O lançamento está previsto para o final do mês de agosto, mas você já pode ativar a notificação no Youtube para estar à par dos lançamentos. Link para ter acesso aos vídeos: ambiente positivo de aprendizagem.

Confira mais Notícias