Ministério da Educação oferece 200 cursos gratuitos

Os cursos são de diversas áreas e realizados à distância, com certificação

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou cerca de 200 cursos em 12 áreas distintas, com a modalidade de ensino à distância e certificado de conclusão. Os cursos são direcionados a estudantes do ensino médio, superior ou profissionais da área. A carga horária varia entre 20 e 60 horas, com aulas gravadas, que contam com o auxílio de textos e vídeos, dando assim, flexibilidade para o ritmo de estudo de cada aluno.

Jovem estudando usando um laptop, durante a aula online – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Estudantes de Blumenau criam rifa para arrecadar alimentos para cozinha comunitária

Quais são as áreas dos cursos?

  • Ambiente e Saúde;
  • Informação e Comunicação;
  • Ciências Exatas;
  • Produção Alimentícia;
  • Ciências Humanas;
  • Produção Cultural e Design;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Recursos Naturais;
  • Gestão e Negócios;
  • Segurança;
  • Idiomas, Línguas e Literatura;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 

Como faço para me inscrever?

Os cursos não possuem limite de vagas, facilitando o processo da inscrição, que pode ser feita a qualquer momento pelo Portal Aprenda Mais. Após ser direcionado para a página inicial, o estudante clica em uma das áreas de conhecimento que tem o interesse e, depois em ‘’criar uma conta’’. Feito isso, é só preencher as informações necessárias e criar uma senha. Estrangeiros também podem desfrutar dos cursos. Basta que a pessoa tenha CPF para realizar a inscrição. Para mais informações e dúvidas, a própria plataforma Aprenda Mais possui um link com vários esclarecimentos.

 

O que é o ensino EAD?

Você já deve ter lido em alguns momentos esse termo, que está presente em escolas e universidades. A sigla significa educação à distância, dando vida a uma nova forma de aprendizado, em um ambiente totalmente virtual, dispensando, assim, a necessidade da presença física.

Isso significa que todas as tarefas e atividades são realizadas pela internet, onde as próprias redes de ensino disponibilizam as plataformas para os estudantes assistirem aulas gravadas e, em outros casos, ao vivo. Por ela também é possível entregar os trabalhos, interagir com alunos e professores.

Esse é um modelo que está disponível para aqueles que buscam uma graduação, curso técnico, curso livre ou uma pós-graduação. Porém, em alguns cursos, é possível que exista a necessidade de estar presente em alguma aula prática.

 

Quais são os benefícios do ensino EAD?

Foi na pandemia que essa modalidade ganhou mais força, já que por um curto período de tempo, os estudantes não podiam sair de casa, estudando assim, de forma online. Mas esse ensino por meio da internet vai além do que foi realizado durante o isolamento social.

A modalidade disponibiliza vários benefícios, como comodidade, autonomia e a escolha dos horários – sendo você o responsável pelo aprendizado e decidindo o quanto vai estudar em cada dia.

A modalidade EAD é uma opção ideal para aqueles que buscam uma formação mais em conta e visam ter liberdade para trabalhar em outros horários. Para mais informações e dúvidas, a própria plataforma Aprenda Mais possui um link com vários esclarecimentos.

 

Confira mais Notícias