Basta lembrar dos meses de prova e da divisão do grupo no trabalho para elencar as qualidades dos colegas e aquilo que cada um tem facilidade para executar. Enquanto determinadas pessoas apresentam facilidade para escrever, por exemplo, existem aquelas que dominam os conhecimentos da natureza — e tudo pode ser explicado pelos tipos de inteligência.
Leia mais: Férias offline: 5 maneiras de aproveitar o recesso escolar sem abusar da tecnologia
No desenvolvimento e na aprendizagem, além da tendência em dominar determinado assunto, o interesse também é essencial para identificar as qualidades e conseguir uma posição de destaque, seja na hora de falar em público ou de construir novas soluções.
O importante é ter em mente que não existem tipos de inteligência mais significativas, afinal, todo conhecimento é válido!
Conhecendo os 8 tipos de inteligência
Quer saber quais são as suas habilidades e as inteligências que predominam? Então aproveite para conferir o conteúdo completo!
1. Corporal-cinestésica
Quem nunca quis ser um jogador de futebol ou uma bailarina? Essas são profissões que acabam despertando a atenção de muitos, seja pela habilidade com os movimentos ou o domínio da bola. Entretanto, há algo em comum entre aqueles que escolhem utilizar o corpo como uma ferramenta de trabalho: a inteligência corporal-cinestésica.
Neste caso, o domínio dos movimentos é a principal característica, fator que agrega às carreiras relacionadas ao esporte ou artes. Para quem deseja treinar a ligação com o corpo, uma dica é aproveitar o tempo de férias para testar novas brincadeiras!
2. Espacial
Sabe aquele amigo que consegue indicar as direções e domina os mapas? Esse tipo de inteligência é conhecido como espacial e pode estar presente em diversos momentos do dia a dia, seja nas aulas de geografia ou até mesmo na hora de pensar em uma combinação de cores, dependendo das técnicas de cada um.
Levando em consideração a facilidade de pensar no espaço e projetar os elementos de forma ordenada, essas pessoas possuem facilidade para fotografia, artesanato e arquitetura.
3. Interpessoal
Quando falamos dos tipos de inteligência, fica fácil identificar que todo grupo conta com aquele amigo “conselheiro”, aquele que sabe escutar os problemas e sempre pensa nas melhores soluções.
Essa habilidade é uma das mais valorizadas quando o assunto é lidar com pessoas, ainda mais nos casos em que decisões precisam ser tomadas em grupo. O diferencial está na versatilidade em ouvir, analisar e sugerir alternativas, levando em consideração aquilo que pode ser benéfico no momento.
Psicologia, direito e jornalismo são carreiras em que a inteligência interpessoal é valorizada.
4. Intrapessoal
Se no caso anterior o indivíduo consegue desenvolver habilidades em sociedade, aqui o conhecimento é utilizado para conhecer os próprios gostos e preferências. Isso porque nem todos conseguem se autoconhecer, mas a técnica é fundamental para se posicionar diante de diversas situações — seja com os amigos ou professores.
Por mais que a técnica seja entender os próprios sentimentos e a compreensão sobre os posicionamentos, a prática é significativa quando o assunto é criar laços e relacionamentos com os outros.
5. Lógico-matemática
Não adianta, toda turma tem aquele que sabe lidar com os números e os cálculos. Seja durante a aula de matemática ou nas conversas com os amigos, esse indivíduo consegue, em muitos casos, fazer as contas sem precisar de papel ou calculadora.
Essa é uma das inteligências mais visíveis na fase escolar, sendo reconhecida pela conhecimento com as equações e o domínios das tarefas difíceis que envolvem os números.
6. Linguística
Entre os tipos de inteligência, o domínio das palavras também é uma característica reconhecida. Isso porque o indivíduo consegue compreender o que está sendo dito ou lido e transformar as informações em produções textuais e orais.
A técnica é muito apreciada em carreiras que envolvem a escrita e a fala, como educação, literatura e até mesmo tradução. Para aprimorar os conhecimentos, uma dica é investir na leitura, na escrita e na interpretação.
7. Musical
Você é uma pessoa que gosta de cantar e tocar diversos instrumentos? Por mais que a música seja algo que faz parte da vida de todo ser humano desde pequenos, nem todos conseguem produzir sons e ritmos.
Sendo assim, nesta inteligência, o diferencial está na capacidade de desenvolver as habilidades necessárias para compor, cantar e tocar mais de uma alternativa, ou seja, fazer da música um hobby ou até mesmo uma profissão.
8. Naturalística
Um dos tipos de inteligência que ganha destaque é a naturalística. Com facilidade para identificar e reconhecer plantas e animais, as técnicas ficam visíveis entre aqueles que gostam da natureza e que conseguem boas notas nas provas de biologia e ciências.
Mais do que o amor pelo meio ambiente, aqui o que vale é a proximidade com o assunto e a forma de lidar com o reconhecimento das espécies.
Como identificar os tipos de inteligência?
Antes de entender qual é a sua característica principal, vale ressaltar que todos temos mais de um inteligência, fato que é reconhecido pela Teoria das Inteligências Múltiplas. Isso significa que você pode lidar bem com números, palavras e ainda assim entender sobre combinação de cores, afinal, um conhecimento não elimina o outro.
Vale destacar que não há um teste ou prova que é aplicado para identificar as habilidades. Isso será perceptível com o tempo e com os interesses que cada um desenvolve ao longo da vida. E você? Conseguiu identificar quais são as preferências?