Consciência Negra: 5 filmes para assistir nesta data importante

Tire o mês de novembro para conhecer alguns filmes e documentários que explicam o porquê do Dia da Consciência Negra

Formação Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra nasceu como uma homenagem em decorrência da morte de Zumbi dos Palmares – um dos grandes símbolos da luta contra a escravidão no Brasil. No país, ela se tornou um feriado em 2011, a partir da lei nº 12.519.

Leia mais: 8 filmes que valorizam a cultura afro-brasileira que você precisa assistir

ativistas negras de mãos dadas

Consciência Negra é celebrada dia 20 de novembro no Brasil – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

O Dia da Consciência Negra tem como objetivo levar a reflexão sobre os problemas que as pessoas negras ainda enfrentam na sociedade, como o racismo, a desigualdade social e a discriminação que ainda assola o Brasil.

Para refletir sobre esse dia, o Educa SC preparou uma lista com cinco filmes que você precisa assistir durante o mês de novembro para entender a razão de existir o Dia da Consciência Negra. Confere só!

1. 12 anos de escravidão (2014)

O filme “12 anos de escravidão” mostra a realidade dos negros no Estados Unidos no século 19. Ele conta a história do músico Solomon Northup, nascido como um negro livre, mas que é sequestrado e vira escravo por mais de dez anos de sua vida.

A partir daí, a história, que se baseia em fatos reais, mostra como Solomon e muito outros negros eram tratados naquela época pela população branca. O filme chegou a conquistar o Oscar de Melhor Filme e mostra um ensinamento importante para aqueles que querem entender mais sobre o Dia da Consciência Negra e sua existência.

2. Cidade de Deus (2002)

Um dos clássicos do cinema brasileiro, o filme retrata a comunidade Cidade de Deus, que fica no Rio de Janeiro. Na história, você acompanha como o local se tornou um dos lugares mais perigosos da cidade, através dos olhos de Buscapé, o protagonista que também é narrador, e Zé pequeno, um dos traficantes do morro.

A trama tem como objetivo retratar o dia a dia desses e vários outros jovens, que decorrente de suas realidades, muito ligadas a desigualdade social e racial, acabam tendo que viver da violência e do tráfico para sobreviver.

3. O Guia (2018)

Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2019, “O Guia” narra a viagem de um pianista afro-americano, Don Shirley, conhecido mundialmente pela região sul dos Estados Unidos. Baseado em uma história real, a trama mostra Don lidando com todo tipo de racismo e segregação em diversos locais, apenas por ser negro.

4. Doutor Gama (2021)

Outro grande filme do cinema brasileiro e que não pode deixar de ser visto para entender mais sobre o Dia da Consciência Negra: “Doutor Gama” se baseia na biografia de Luiz Gama, personagem de extrema importância na história do Brasil: um homem negro que nasceu livre, mas foi vendido pelo próprio pai para pagar dívidas de jogo e acabou libertando mais de 500 pessoas escravizadas.

Luiz Gama quando se tornou adulto, aprendeu a ler e escrever e, após se tornar advogado, usou dos tribunais e todas as leis para conseguir libertar essas pessoas. Um filme muito importante para o Brasil e para mostrar o que as pessoas negras já passaram.

5. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

O filme mostra Chiron, um rapaz que vive em uma região rodeada de pobreza em Miami, nos Estados Unidos. A trama mostra o homem, em meio a sua realidade, cheia de violência, racismo e preconceitos, tentando se encontrar e fugir daquilo tudo.

Confira mais Notícias