Criar uma rotina de estudo em casa é algo muito importante para aprimorar e memorizar o conhecimento de sala de aula. Mas, para muitas pessoas, transformar o quarto, sala, ou qualquer cômodo em um local de estudo não é uma tarefa fácil e não ter um ambiente propício para isso pode dificultar na hora da aprendizagem.
Leia mais: 7 passos para criar uma rotina de estudos
Mas existem ajustes que podem ser feitos para que o ambiente que você irá estudar em casa vire um cantinho perfeito para o estudo. Desde a cadeira que você senta até a iluminação da mesa, vamos conferir quatro dicas do que pode ser feito para te ajudar a criar esse espaço confortável de estud.
1. Móveis e o auxílio na concentração
Uma das partes mais importantes para se criar um lugar de estudo em casa são os móveis que você utiliza para fazer suas coisas. Estudar na cama ou no sofá não atrapalham na concentração, pois cria um conforto muito grande e acaba deixando seu quarto ou sua sala com um local de descanso e não de estudo.
É necessário, então, escolher uma mesa, bancada ou uma escrivaninha, ou seja, móveis que sejam possíveis ter uma base para escrita e uma cadeira para ajuste.
Apesar de ser um local de estudo, ter uma cadeira boa faz com que você não tenha dores nas costas ou incômodos com o passar das horas na mesma posição. E, se tiver problemas em escolher esse móvel, veja sobre a regra da ergonomia. Nela, a cadeira deve ser colocada na altura em que os pés ainda fiquem apoiados no chão.
Uma coluna bem reta, uma cadeira bem confortável e uma mesa ou escrivaninha bem colocada podem fazer total diferença em um cantinho de estudo. O estudante pode permanecer mais concentrado e focado no que é necessário.
2. Iluminação e seu efeito no estudo
Se uma mesa e uma cadeira boa já podem fazer uma grande diferença na concentração, imagina a luz certa. Para que o seu local de estudo seja próprio para aprendizado, é de extrema importância ter a iluminação devida. E aí entram dois casos: a luz natural e a luz artificial.
Caso você pretenda estudar em um horário que utilize a luz natural, é bom estar em um cômodo que não fique com pouca claridade. A baixa iluminação pode levar seu corpo a pensar que está tarde, criando assim um cansaço que não é necessário. Então, se seu quarto não é muito claro durante o dia, escolha um canto de estudo que receba sol.
Já com a luz artificial, é importante escolher uma que seja clara – ainda mais se seu horário de estudo é durante a noite. Se fizer isso, procure uma que não faça sombra nos seus materiais, já que isso pod atrapalhar na hora da leitura.
Nesse caso, prefira sempre uma luz branca, pois essas não costumam atrapalhar na hora do estudo. Ela apenas clareia o suficiente para te ajudar a focar no que está sendo estudado. Ou, se preferir, tenha por perto uma luminária de mesa para deixar a luz bem focada no que você está vendo.
3. Decoração focada nos estudos
Com a mesa, cadeira e luz ajustadas, mas falta ainda algo muito importante para você conseguir organizar as coisas no seu local de estudo: a decoração. Em um espaço assim, é bom pensar em algo minimalista, que não chame muito atenção e não tire o foco durante as horas de estudo.
Importante, também, é sempre deixar o ambiente limpo, sem comida, joguinhos e papéis que não tenham relevância por perto. E, se for estudar no quarto, mantenha arrumado para ajudar na concentração.
4. Barulho pode interferir no aprendizado
Tenha em mente que o que você mais precisa é focar. Então, não fique em locais com muita distração, como televisões, rádios e eletrônicos em geral. E, se caso você não consiga ficar fora de um lugar assim ou até não liga para sons enquanto estuda, opte por uma música de sua preferência que pode te ajudar a deixar mais leve o ambiente enquanto você aprende.