Ao longo da vida aprendemos que diversas tradições fazem parte de alguns momentos importantes, incluindo os próximos passos e a renovação de ciclos. Em diversos países do mundo, a meia noite do dia 31 de dezembro é o marco de uma passagem, sempre seguida dos desejos para os próximos 365 dias. Mas será que você conhece as curiosidades do Ano Novo?
Leia mais: Muito mais que o Papai Noel: conheça a origem do Natal e como a data é celebrada em outros países
É fato que cada nação costuma celebrar a chegada de um novo ano de acordo com os rituais e aquilo que é visto como importante para trazer sorte e prosperidade — aqui no Brasil, por exemplo, a rotina inclui pular as ondas e usar branco.
Quer conferir algumas curiosidades do Ano Novo ao redor do planeta? Então aproveite os últimos momentos de 2022 para aprender e compartilhar com a família!
1. Desde que o mundo é mundo
Existem diversas festas que sobreviveram ao tempo. O ritual de passagem para o próximo ano é uma delas. Isso porque os registros apontam que o costume já era comum para aqueles que viviam na Babilônia há quatro mil anos.
Vale lembrar que o dia 1º de janeiro passou a ser reconhecido pelo feriado da Confraternização Universal por conta da Organização das Nações Unidas (ONU). Daquele tempo para os dias atuais, a diferença está na forma como o festejo é feito em cada país.
2. A relação entre o Ano Novo e o branco
Se você é daqueles que sempre quis saber porque o branco é a cor mais desejada no momento da virada, esse é o momento de aprender! O hábito é uma herança dos africanos e a crença é de que a tonalidade significa a purificação.
Ou seja, ao escolher a tonalidade, é como se você estivesse desejando paz e boas vibrações para o próximo ano. Há quem combine o branco com outras cores que estão relacionadas com a fortuna, sorte ou até mesmo com o amor.
3. Você também faz promessas?
Por mais que a técnica seja passada de geração em geração, é importante explicar que a lista de promessas também é algo que herdamos do povo da Babilônia — por lá isso já era normal.
Mais do que colocar na ponta do lápis aquilo que vai organizar as ações e pensamentos dos próximos meses, o checklist também é uma metodologia de colocar na mente aquilo que você deseja conquistar em 2023.
4. De acordo com o fuso horário
Uma das curiosidades do Ano Novo é que nem todos os países celebram a chegada dos fogos ao mesmo tempo. A justificativa está no fuso horário de cada Continente, fator que adianta as celebrações em algumas partes.
Por ser um feriado mundial, a certeza é que a celebração em cada canto do globo é acompanhada por todos, mesmo que a chegada de um novo ano seja em um determinado horário em cada local.
5. Ano Novo x calendário
Outra peculiaridade é que o Ano Novo pode ser comemorado em outros meses e datas, dependendo do calendário que é seguido em cada nação. Os chineses, por exemplo, seguem o calendário chinês, celebrando a chegada de um novo ciclo de acordo com as datas estipuladas.
Mesmo que o festejo seja em um outro momento, o importante é estar preparado para receber os novos dias com boas energias, não é mesmo?
6. O que é réveillon?
Uma das últimas curiosidades do Ano Novo está no nome réveillon. O termo vem de um termo em francês que significa “acordar”. No século 17, por exemplo, a palavra era utilizada para nomear os eventos e longos jantares da época.
Independente de qual seja o seu costume ou crença, o Ano Novo é um momento de celebrar com a família e amigos, esperando que os próximos meses sejam de amor, paz e muita felicidade. Já está preparado para receber 2023?