Novos rumos: como estudar fora do Brasil?

Estudar fora do país pode ser difícil para quem não está preparado, mas o processo é mais fácil para aqueles que buscam informações

Formação Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Hoje em dia é normal os estudantes terem a intenção de estudar fora do Brasil. Pode parecer um objetivo difícil ou algo inalcançável, mas o caminho é mais fácil para aqueles que buscam informações. Se você tem essa vontade, é necessário saber algumas coisas antes de escolher estudar em outros país.

Leia mais: 5 cursos online para aprimorar o inglês nas férias

Estudar fora do Brasil

Estudar em outros países é o objetivo de muitos jovens e adultos – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Apesar de não ser algo tão fora do comum ou tão difícil, ir para o exterior com intenção de estudar implica em várias coisas, como, por exemplo, qual país escolher, se você está preparado para isso, se tem condições financeiras para arcar com os gastos e até se é um aluno bom o suficiente para estudar fora.

Que tal saber se você está ou não apto a estudar no exterior? Vamos conferir quatro dicas que o Educa SC tem pra dar:

Você está preparado para ir estudar fora?

1. Novas experiências

A primeira coisa a se perguntar quando você pretende estudar fora é saber se você está pronto para essa nova experiência. Estar em um país desconhecido, com pessoas totalmente novas e uma cultura totalmente diferente pode ser algo que atrapalha a vivência.

Então, saiba bem para onde você está indo e entenda que o processo será novo. Antes de ir para lá, tente estudar bem sobre o país, sua cultura, sua comida, como as pessoas se vestem, se tratam, tudo o que for necessário para que entender o outro país.

2. Sabe o melhor programa?

País escolhido, estudado e tudo nos conformes, é hora de saber como ir para o exterior. Procure pesquisar bem os melhores programas de intercâmbio na internet. Veja as opções de tempo e valor que oferecem, as nações e como ir para lá.

Alguns lugares oferecem intercâmbio para os alunos de acordo com as notas que eles tiram em provas determinadas. Então, faça uma busca incisiva sobre o tema e tente achar a melhor forma de fazer o seu objetivo se concluir, sem que ocorram problemas quando você estiver lá fora.

3. Qual seu nível com outros idiomas?

Uma parte muito importante de sair do Brasil é ter outras línguas em dia. Então, para que você possa escolher o país que quer ir, tenha em mente que inglês é algo básico, mas que é necessário dominar o básico das outras línguas, principalmente daquela que é falada no país de destino.

Por isso, além de focar nos estudos normais, aprenda a ler, escrever, ouvir e a falar em outros idiomas. Os mais conhecidos e usados hoje em dia são inglês, espanhol e alemão. É claro, se você decidir ir para Portugal, por exemplo, terá apenas que se acostumar com algumas palavras diferentes e algumas gírias do povo de lá.

4. Você é qual tipo de aluno?

Não adianta querer estudar fora do país se suas notas não são boas. Dependendo da região que você for, pode acabar tendo dificuldades, já que vai ter que conhecer uma cultura totalmente nova, ou seja, um modo novo, desde a história do país até como eles fazem matemática.

Então, se você tem ideia de estudar no exterior no Ensino Médio, por exemplo, comece a mudar o seu jeito como aluno já no Fundamental. Preste atenção nas aulas, estude mais e anote tudo o que achar necessário. Isso pode te ajudar no futuro, caso precise para fazer um intercâmbio ou se você for passear em um país novo.

Confira mais Notícias