Você já deve ter escutado que “ler é muito importante”, não é mesmo? Para quem está próximo de prestar o vestibular, a fala é quase que uma lei. Nessa época da vida, certos livros ganham uma grande importância para quem vai fazer a prova para começar uma graduação.
Leia mais: Inclusão: estudante com síndrome de down lança livro infantil sobre sua própria história de vida
Os livros são conhecidos por serem obras de vestibular, clássicos da literatura brasileira que trazem algum sentido para que você consiga fazer as provas. Vamos conhecer alguns dos mais relevantes?
1. O Cortiço, de Aluísio Azevedo
Um dos livros mais utilizado em vestibulares. O Cortiço, de Aluísio Azevedo, conta a história de uma habitação coletiva e seus personagens que ali vivem. Tudo isso mostrando o lado social e racial da interação entre eles e como agem no dia a dia.
Seu personagem principal? O próprio Cortiço. Muitas vezes a habitação é retratada como alguém durante a história. Além dela estão as pessoas que demonstram um papel importante na obra, como João Romão. Dono da habitação, o português passa a história toda fazendo de tudo para buscar riqueza e ascensão social.
João Romão é um de vários personagens que a história traz. O autor cria uma obra que mostra a vida de todos que moram ali e quanto o meio influencia em suas vivências diárias.
Mas preste bem atenção na leitura para o vestibular, pois não é simples e nem rápida, são várias histórias e personagens, ou seja, vários detalhes que podem fazer você se perder facilmente.
2. Sagarana, de Guimarães Rosa
Você conhece o sertão de Minas Gerais? Pois lendo Sagarana, de Guimarães Rosa, vai passar a conhecer. A obra tem nove contos que se passam, em sua maioria, na região — mesmo surgindo nomes como Rio de Janeiro e Goiás. A história tem como cenário principal o interior de Minas.
O enredo mostra episódios vividos por vaqueiros e jagunços da região. Tudo que eles passaram ou passam. Os nove contos são: “O burrinho pedrês”, “A volta do marido pródigo”, “Sarapalha”, “Duelo”, “Minha gente”, “São Marcos”, “Corpo fechado”, “Conversa de bois” e “A hora e vez de Augusto Matraga”.
3. A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo
Vamos falar um pouco de amor no vestibular? Criado no movimento do Romantismo, A Moreninha, obra de Joaquim Manuel de Macedo, conta uma história de romance entre dois indivíduos, D. Carolina e Augusto.
Amantes que se encontram pelo destino, a história mostra como o romance dos dois começou, através dos olhos de Augusto. Tudo isso com uma linguagem simples, muitas vezes até coloquial, que não atrapalha o leitor quando estiver lendo e tentando entender a obra, além, é claro, de muito romance e suspense.
4. Laços de Família, de Clarice Lispector
Não poderia faltar no vestibular a obra de uma das autoras mais famosas do Brasil, Clarice Lispector. Em Laços de Família ela reúne treze contos clássicos, que tem como foco as relações familiares. Clarice tenta mostrar a realidade por traz da palavra “família“, os debate recheados de confusão, os sentimentos entre os membros e tudo que envolve esse universo.
Os treze contos são: ‘O Búfalo”; “O Crime do Professor de Matemática”; “Começos de uma Fortuna”; “Os laços de Família”; “Amor; Preciosidade”; “Uma Galinha”; “Devaneio e Embriaguez duma Rapariga”; “A Imitação da Rosa”; “Feliz Aniversário”; “O Jantar”; “A menor Mulher do Mundo” e “Mistérios em São Cristóvão”.
Por se tratar de algo que foca no universo familiar e seus problemas, por assim dizer, a leitura de Laços de Família é simples. Na análise, o foco não deve estar em um texto que vai levar tempo para ler ou dificuldades de entendimentos — o objetivo é compreender a história.
5. Iracema, de José de Alencar
Mais uma obra de amor no vestibular. Iracema, de José Alencar, narra a história do romance entre dois personagens, Martim e Iracema. O amor entre um português e uma indígena, em uma época que isso era totalmente conflituoso.
No meio das divergências da colonização e batalhas entre tribos, os dois acabam se apaixonando e protagonizando o que seria um amor proibido, uma relação que não seria aceita por nenhum dos lados.
Ler é importante, ainda mais se tratando do vestibular. Tire um tempo do seu dia e faça a leitura desses cinco clássicos da literatura brasileira para que você não tenha problemas na hora de realizar a prova.