Um bom livro com uma história bem contada é capaz de transportar o leitor para outro universo: o estímulo à criatividade e o fator terapêutico podem ajudar a mente a se desligar dos problemas – ainda que por um tempo. Com o intuito de incentivar a leitura dos alunos, o projeto “Pílulas Literárias” atua em 26 unidades escolares de Timbó.
Leia mais: Férias escolares: 8 jogos para curtir com os amigos
Responsável pelo projeto, Mariana Jucélia Vida, bibliotecária na Coordenadoria Regional de Timbó (CRE), conta que a ideia surgiu após a leitura da obra “A literatura como remédio”, de Dante Gallian. O livro tem como base o experimento “O Laboratório de Leitura”, com leituras e discussões coletivas de clássicos literários e o efeito humanizador e terapêutico que são alcançados por essas atividades.
Com o conceito de que a literatura pode ser um remédio para a alma, foram desenvolvidas caixinhas similares à embalagens de medicamentos, que guardam frases de livros e autorais escritas em papel no formato de pílulas.
Depois de prontas, as caixas são entregues aos responsáveis de cada escola e ficam disponíveis nas bibliotecas das unidades. Para Mariana, o projeto atua com a ideia de estimular os alunos a visitarem e interagirem com os espaços da biblioteca, além do incentivo à leitura.
Os alunos retiram a frase diária na caixinha, e também podem contribuir escrevendo citações de livros que estão lendo no momento, divulgando assim o acervo da biblioteca, e instigando a curiosidade de outros alunos para conhecer a obra.
5 benefícios da leitura:
Além de ser como uma terapia, a leitura também gera outros benefícios que ajudam no aprendizado dentro e fora do ambiente escolar. Confira cinco deles:
- Estimula a criatividade: você já assistiu algum filme baseado em um livro e achou totalmente diferente de como você tinha imaginado na sua cabeça? A leitura pode fazer criar diversos cenários e universos baseados nos detalhes da obra e na sua individualidade.
- Exercita o cérebro: o ato da leitura promove grandes quantidades de sinapses, as conexões neurais, exercitando a mente e podendo ajudar na prevenção de doenças degenerativas.
- Amplia os conhecimentos gerais e o vocabulário: mesmo em livros de ficção, as histórias podem conter fatos e curiosidades verdadeiros, e podem expandir seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Além disso, quanto mais você lê, mais seu cérebro absorve as palavras e estilos de escrita, assim ampliando seu vocabulário e melhorando as habilidades de escrita.
- Melhora a memorização e a concentração: ao exercitar seu cérebro, as funções cognitivas também são estimuladas, trabalhando a concentração e a memória enquanto você lê.
- Desperta o senso crítico: ao consumir os livros, você está exposto a tipos de narrativas, de escrita, e a outros tipos de pensamentos e realidades diferentes. Essas diferenças podem te fazer refletir, abrir a sua mente e praticar o pensamento crítico e analítico.