Mesmo com pouco mais de um mês para o fim das aulas, ainda é preciso lembrar que estamos em pandemia e que as recomendações sanitárias para preservação da saúde no ambiente escolar precisam ser respeitadas.

Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Mesmo com o avanço da vacinação, nem todas as pessoas estão com o ciclo completo e é preciso respeitar as orientações na escola. Por isso, vale lembrar:

  1. As torneiras servem para encher as garrafinhas de água e não para beber direto na boca quando sair da aula de educação física. Lembre-se de que você não é o único que usa o espaço.
  2. O uso da máscara não é apenas um acessório, mas uma proteção que diminui os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Por isso, certifique-se de que a sua não vaza o ar. Além disso, máscara facial é para cobrir totalmente o nariz e a boca, e qualquer uso fora disso está errado. E não esqueça de ter sempre uma extra na mochila para trocar assim que a sua estiver úmida.
  3. Mesmo que seja grande a vontade de abraçar a galera da escola, é preciso lembrar que qualquer forma de contato ainda não é permitida. Por isso, cumprimente com um soquinho de mão fechada ou batida de cotovelo e mantenha um distanciamento recomendado para que as aulas possam continuar sendo oferecidas na escola.
  4. Em diversos locais da unidade tem um frasco de álcool disponível esperando para ser usado. Então, não esqueça: higienize sempre as mãos e lave de maneira correta, com água e sabão.
  5. Toda escola tem uma merenda escolar saborosa e oferecida gratuitamente. Ao se alimentar, mantenha uma distância segura dos outros colegas do refeitório. Agora, se algum amigo da escola trouxe lanche ou você leva o seu separado, não peça um pedaço nem compartilhe o seu, combinado? Isso vale também para compartilhamento de canudinhos.