Para desenvolver a leitura e a escrita dos alunos e integrar a unidade pedagógica com os fatos da comunidade, a Escola de Educação Básica (EEB) Antonio Colonetti, de Içara, criou um jornal escolar intitulado “Colonetti News”. Ao todo, 22 alunos participam do projeto, do oitavo ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
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“O jornal escolar é também uma ferramenta pedagógica para o trabalho inter e transdisciplinar, por ser um espaço no qual se apresenta o debate de temas relacionados às experiências dos alunos e os conteúdos curriculares podem ser explorados, enriquecendo a participação dos alunos e contribuindo para uma escola conectada”, explica a coordenadora do projeto Juliana De Luca Borges.
Para construção do jornal escolar, os alunos se organizam por etapas de produção. Com reuniões mensais, a turma planeja os temas da edição para que os alunos repórteres possam produzir os conteúdos. “Durante a reunião dividimos as pautas e começamos os trabalhos, estipulamos uma data para a entrega das pautas e, por fim, eu edito e passo para a mentora revisar. Após a revisão dela, o jornal passa pela direção da escola e, depois da permissão da instituição, postamos o jornal em todos os grupos das turmas da escola”, descreve Claudio Botega Neto, estudante da terceira série do Ensino Médio e editor-chefe do jornal escolar.
Todo o processo criativo do jornal escolar tem acompanhamento da equipe pedagógica da unidade. “A elaboração das pautas e a produção das matérias, sempre são todas acompanhadas pela parte administrativa da escola, antes de sua postagem, para que seja evitado informações dúbias, errôneas ou ofensivas”, diz a professora Juliana.
Na organização do jornal, os alunos ocupam cargos de um veículo de comunicação. Claudio conta que se tornou uma pessoa mais comunicativa e até melhorou sua oratória por conta do jornal escolar. “Aprendi a falar com grandes plateias, principalmente quando eu quero algo, eu consigo fazer, basta fazer um esforço e ir atrás.”
Na escola, o jornal cumpre o papel de ir além do informativo oficial da unidade, mas de desenvolver a socialização entre os alunos. “Hoje o jornal é utilizado para ensinar, para aprender, para mostrar os trabalhos dos alunos, para divulgar os eventos da escola, é utilizado para praticarmos a inclusão: temos uma aluna com deficiência auditiva que faz todos os desenhos da página principal do jornal e, principalmente, praticarmos a empatia, o respeito às diferenças, a socialização e mostrar ao aluno quão importante é o papel dele na comunidade escolar”, pontua a professora Juliana.