Para melhorar os hábitos alimentares dos estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental, a Escola de Educação Básica (EEB) Professora Eloisa Maria Prazeres de Faria, em Biguaçu, desenvolveu o projeto “Alimentação Saudável”. A iniciativa foi das professoras Elisiane Aparecida Ferreira de Oliveira, Goreti Teixeira da Costa Amorim e Karini Schutz.
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O projeto “Alimentação Saudável” surgiu a partir de uma análise da alimentação dos alunos na hora do recreio. Pela observação das professoras, as crianças preferiam se alimentar com bolachas e salgadinhos, no lugar da merenda, preparada com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, a professora Elisiane explica que para muitas crianças a merenda é a principal refeição do dia.“Ficou mais evidente que a criança tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, assim sendo oportunizar o contato de diversos tipos de verduras, frutas e legumes. Através dessas experiências provocadoras, acredita-se na mudança no comportamento alimentar das crianças.”
A partir da reflexão diária sobre hábitos alimentares, o objetivo do projeto é que os alunos e suas famílias desenvolvam uma alimentação saudável, além de perceberem os impactos que a alimentação tem na vida das pessoas e que os alunos possam valorizar a merenda escolar.
No projeto de alimentação saudável, os alunos desenvolveram várias atividades interdisciplinares. “Nossa ideia é propor atividades que ensinem quais alimentos devem ser evitados e quais alimentos são bons para a saúde de todas as crianças”, relata a professora Elisiane.
Uma das atividades propostas no projeto “Alimentação Saudável”foi a leitura do livro “A cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky. “Ao trabalhar esse contexto, buscamos estimular diferentes habilidades, como a coordenação motora fina, além de utilizar materiais concretos diversos”, comenta Elisiane.
Outras atividades também foram realizadas no projeto de “Alimentação Saudável”, como a iniciação à leitura e ao letramento, por meio da formação dos nomes de frutas e verduras, uma sessão de vídeos sobre as vitaminas, apresentação de uma peça teatral e um piquenique. Por fim, os alunos fizeram um passeio até a verdureira do bairro para aprender sobre as frutas e verduras e tiveram uma aula com uma nutricionista.
“Nós passeamos, foi muito legal, aprendemos bastante sobre as verduras, as cores, os formatos. Tem muitas frutas, achei muito interessante”, relembra Sophia Gabrielly Mathias de Oliveira. Já a aluna Isabella Bender descreve a mudança que percebeu na alimentação na hora do intervalo. “Eles (os alunos) estão se acostumando a levar frutas de casa, estão se acostumando a sempre pegar a comida da cantina.”
O interesse dos alunos foi o sucesso do projeto. “Os alunos participaram com muito entusiasmo a cada atividade oferecida, além do conhecimento adquirido, mostravam-se atenciosos e tinham curiosidade para saber o que tínhamos para oferecer nas próximas aulas e durante as atividades percebia-se conversas que relatavam saberes sobre o projeto entre eles e entre as famílias”, explica a professora Elisiane.