A Black Friday chegou! A sexta-feira mais esperada do ano está tão carregada de promoções imperdíveis de livros que, às vezes, fica difícil escolher o que vale mais a pena comprar. Por que não aproveitar essa oportunidade para adquirir livros super interessantes que vão contribuir com o seu estudo de história?

Black friday
Black Friday está com ótimos descontos em livros de h- Foto: iStock/ Divulgação/ Educa SC

Livros: Feira do Conhecimento: a pesquisa como forma de transformação escolar

Existem vários estilos literários que permeiam eventos da história, desde romances históricos até grandes reportagens. Separamos uma lista de seis obras que merecem fazer parte do seu carrinho da Black Friday deste ano!

1. Quarto de despejo, diário de uma favelada – Carolina Maria de Jesus

49% de desconto

O livro, que virou um dos maiores sucessos do século 20, é o diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus. A escritora relata o cotidiano da vida da favela, de forma simples mas muito profunda e inteligente.

Carolina passa por assuntos como fome, política, dificuldade das mulheres e realidade do Brasil. Um ótimo livro para entender as belezas e os desafios da vida em comunidades em situação de vulnerabilidade social pelo país.

2. Box Exclusivo: George Orwell – 1984, Revolução dos Bichos e Dentro da baleia e outros ensaios

59% de desconto

George Orwell é um dos escritores mais importantes do século 20, trazendo temas relevantes ainda nos dias de hoje. Apesar de não ter fatos históricos, os livros são muito importantes para discutir acontecimentos da realidade, do passado e do presente.

1984: um romance distópico que problematiza o totalitarismo e ditaduras, principalmente do ponto de vista da mente da população.

Revolução dos Bichos: uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos.

Dentro da baleia: um ensaio em três partes sobre a literatura inglesa nas décadas de 1920 e 1930.

3. Vida – Paulo Leminski

36% de desconto

A vida de quatro importantes personagens históricos: Cruz e Sousa, Bashô, Jesus Cristo e Trotsky pelo olhar poético e apaixonado de Leminski. As quatro trajetórias, aparentemente desconexas, ganham novas dimensões e elos que se complementam.

Leia mais: Projeto de educação alimentar desperta nos alunos mudanças de hábitos alimentares

4. As meninas – Lygia Fagundes Telles

53% de desconto

Publicada em 1973, As Meninas é uma narrativa que retrata a vida de três garotas que moram em um pensionato de freiras na cidade de São Paulo, durante a ditadura militar brasileira. As protagonistas Ana Clara, Lia e Lorena contam suas histórias com sonhos, opiniões e problemas de vida diferentes.

É uma ótima opção para quem quer aprender sobre a realidade dos estudantes na Ditadura Militar, em uma linguagem acessível.

5. Vozes de Tchernóbil – Svetlana Aleksiévitch

51% de desconto

Vencedora do prêmio Nobel de Literatura, a autora escreve de forma sensível e muito poderosa sobre a explosão da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Considerada uma obra prima do nosso tempo, as cenas terríveis, acontecimentos dramáticos e episódios patéticos ganham vida em uma das melhores reportagens jornalísticas já feitas.

6. Sapiens – Yuval Noah Harari

54% de desconto

Um livro que passa por toda a história da humanidade. Yuval questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana no planeta ao explorar quem somos, como chegamos até aqui e por quais caminhos ainda poderemos seguir.