O estudante Leonardo Segheto, 16, do primeiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Professora Lourdes Angela Sarturi Lago, de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, ficou em primeiro lugar no Concurso Canguru de Matemática e recebeu uma medalha de ouro. A prova foi realizada de forma on-line, em março deste ano.

Menino de 16 anos, na sala de casa, segurando certificado e vestindo medalha de ouro que ganhou em Concurso Canguru de Matemática
Estudante de Chapecó, Leonardo Segheto, tem oito medalhas conquistadas em competições científicas – Foto Arquivo pessoal/Divulgação/Educa SC

A conquista é resultado de uma rotina de estudos e muita dedicação. Leonardo costuma estudar quatro horas por dia e acumula medalhas e certificados obtidos em competições científicas. De acordo com Susieli Casonatto, gestora da unidade, o estudante frequenta a escola desde o primeiro ano do Ensino Fundamental e sempre obteve destaque por suas capacidades.

“Desde que ele chegou na escola já era diferenciado, porque chegou praticamente alfabetizado. Nós nos encantávamos com ele porque jogava xadrez muito bem e tocava flauta. Sempre participava dos eventos da escola, porque tinha várias habilidades”, conta.

Leia mais: Estudante catarinense vence concurso nacional de redação

Márcia Giesel Zamadei, professora de matemática, ministra aulas para a turma de Leonardo desde 2017 e recorda sobre o dia em que comentou pela primeira vez sobre a participação da escola na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

“Naquele ano, ele fez a primeira prova e ganhou menção honrosa. Nos anos seguintes, participou sendo medalhista e, a partir de então, participou de outras provas e concursos obtendo excelentes resultados. Ter um aluno medalhista nos enche de orgulho. Um aluno simples, humilde, com muito foco e determinação”, comemora a professora.

Sobre o concurso

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição internacional anual destinada aos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é considerada a maior na área de matemática do mundo.

Para o aluno, receber uma medalha de ouro em uma competição internacional foi uma experiência recompensadora. “Foi muito gratificante ver que o estudo está dando resultado, e ainda mais que essa conquista foi notável para incentivar mais pessoas”, conta Leonardo.