O sonho da estudante Maria Kawany Leal, 17, do primeiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Monsenhor Vendelino Hobold, de Itajaí, no litoral Norte do estado, é seguir carreira profissional na patinação artística, esporte que pratica há dois anos e nove meses.

No dia 16 de outubro, a adolescente deu mais um passo nessa jornada: venceu em primeiro lugar, o Campeonato Estadual de Patinação Artística, que ocorreu em Indaial, no Vale do Itajaí, nos dias 15, 16 e 17 de outubro.

A estudante Maria Kawany Leal da Silva, no pódio do Campeonato Estadual de Patinação Artística
A estudante Maria Kawany Leal da Silva venceu o Campeonato Estadual de Patinação Artística, em primeiro lugar, no dia 16 de outubro – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação Educa SC

Maria Kawany descobriu a patinação através de uma série da Disney chamada “Sou Luna”. No programa de TV, a protagonista Luna, interpretada pela atriz mexicana, Karol Sevilla, aparece em uma cena patinando com os amigos. No entanto, a paixão pelo esporte sobre rodas começou mesmo no aniversário de 14 anos, quando a adolescente ganhou um par de patins de presente do pai, Ricardo Leal da Silva, que também é patinador e compete na modalidade street.

Moradora do bairro Itaipava, em Itajaí, Maria Kawany descobriu o talento para a patinação artística no projeto Escola Aberta, da EEB Judith Duarte de Oliveira, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado que promove atividades envolvendo esportes, saúde, lazer e cultura nas escolas da rede estadual aos sábados.

No projeto Escola Aberta, as professoras da Associação Atitude Patinação Artística (AAPA), de Itajaí, notaram a aptidão da jovem e convidaram Maria Kawany para fazer parte da equipe de rendimento da associação.

Leia mais: Mulheres nos esportes radicais: estudante de SC vence campeonato de Downhill

Estudante Maria Kawany Leal da Silva patinando no Campeonato Estadual de Patinação Artística
Campeonato Estadual de Patinação Artística é o primeiro campeonato que a estudante Maria Kawany Leal da Silva vence em primeiro lugar na categoria solo – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação/Educa

O Campeonato Estadual de Patinação Artística, realizado pela Federação Catarinense de Patinação Artística (FCPA), não foi a única competição que Maria Kawany participou, porém foi a primeira que rendeu uma medalha em primeiro lugar na categoria solo dance e figuras obrigatórias.

Leia mais: Incentivo ao esporte nas escolas: primeiro passo ao ouro

Para a patinadora, o resultado foi inesperado. “Nas outras competições eu também cheguei ao pódio, mas em primeiro lugar eu tinha conseguido em grupo, em solo foi a primeira vez. Foi uma surpresa, uma sensação inexplicável, fiquei até sem reação na hora”, conta Maria Kawany.

Ricardo Leal da Silva, pai da jovem e maior incentivador, se diz orgulhoso das conquistas da filha. “Ela quer seguir carreira profissional e vendo ela ganhar em primeiro lugar me faz acreditar que ela está no caminho certo e que vale a pena investir no sonho dela” afirma. Louco por esportes radicais, Ricardo incentiva a filha dizendo que ela já é uma vencedora.