De Sangão, no Sul de Santa Catarina, estudantes do grupo de dança da Escola de Educação Básica (EEB) Maria Duarte Vasconcelos conquistaram o primeiro lugar na categoria popular mirim, com a coreografia “Cordel do meu sertão”, apresentada no festival “Dança Santa Catarin”, promovido pela Fesporte.
Leia mais: Projeto “Passinho de arte” incentiva a expressão de alunos por meio da dança
Já os alunos de 11 a 15 anos conquistaram a medalha de ouro na categoria popular infantil, uma classe acima, com a coreografia Tianlong e os descendentes do Dragão. Ambas as conquistas, como fala a diretora, Elisângela de Castro Reynaldo Rodrigues, são frutos de muito ensaio e dedicação por parte dos estudantes.
“Eu fico muito feliz, porque vejo o esforço de cada um nos ensaios. Em dias de chuva ou frio, eles acordam cedo para se reunir na escola, conversar e dançar. Eles se destacam por onde passam”, comenta a diretora.
A conquista no evento despertou a curiosidade nos alunos da escola, que demonstram interesse na participação no grupo de dança que já tem 13 anos de existência. “Conquistar os primeiros lugares aguça a curiosidade e desperta a vontade de entrar para o grupo, sim”, diz ela.
Além disso, participar do projeto de dança na escola pode promover o desenvolvimento de habilidades e o contato com a arte. “Temos um ex-aluno que hoje vive da dança e de espetáculos e a semente foi plantada no nosso grupo”, comenta Elisângela.