Para auxiliar os alunos no período de alfabetização, a Escola de Educação Básica (EEB) Antonio Colonetti, de Içara, desenvolveu o projeto “Alfabetização 2022”, que iniciou no começo do segundo semestre e irá durar até o final do ano letivo.
Leia mais: Estante Mágica: uma forma diferente e inovadora na alfabetização
Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão participando do projeto com o auxílio da orientadora de convivência Deise Batista Silveira. A diretora Ana Paula Conti, o assessor de direção Alexandre Salvador e a orientadora pedagógica Elizabeth Soares, também são responsáveis pelo projeto.
“O projeto tem como principal objetivo focar na aprendizagem individual de cada aluno. Realizar atividades diferenciadas para a dificuldade que o aluno apresenta. Ter a atenção que, muitas vezes, não é possível dar em sala de aula por ter uma maior quantidade de alunos”, explica a orientadora Deise Batista Silveira.
Com o envolvimento de até quatro alunos por turma na participação do projeto de alfabetização, as aulas duram uma hora por semana e são divididas por turma nas quartas, quintas e sextas-feiras. Os alunos que frequentam as aulas de reforço pedagógico foram escolhidos pelas professoras regentes, que identificaram os alunos com mais dificuldades de aprendizagem e informaram para a orientadora de convivência.
O conteúdo das atividades do projeto de alfabetização variam de acordo com a fase de cada turma, além de serem preparadas especificamente para as dificuldades de cada aluno, de acordo com o desempenho dele em sala de aula.
“O projeto está sendo maravilhoso. Se o aluno realmente leva a sério, não faltando nem um dia, ele consegue melhorar muito, tendo um resultado muito melhor em sala de aula. Estou ali para tirar todas as dúvidas e ajudá-los a vencer todas as dificuldades”, conta Deise.