Escola de Rio do Oeste produz Almanaque Escolar com trabalhos de estudantes

O Almanaque Mário Nardelli foi resultado de um trabalho interdisciplinar que oportunizou o envolvimento de todas as turmas, professores, equipe de gestão e também a comunidade local

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Redação Educa SC

A Escola de Educação Básica (EEB) Mário Nardelli, de Rio do Oeste, desenvolveu um Almanaque com as atividades desenvolvidas por todos os professores da instituição. O trabalho interdisciplinar envolveu todas as turmas, professores e equipe de gestão e foi apresentado no dia 14 de dezembro durante um belíssimo evento cultural.

Leia mais: Cientistas desenvolvem pequenos robôs com células humanas para reparação de órgãos

Almanaque Mário Nardelli- foto: EEB Mário Nardelli/Divulgação/Educa SC

Com 24 páginas, o Almanaque Mário Nardelli reúne uma compilação de atividades desenvolvidas por todos os professores da escola desde os primeiros anos das séries iniciais ao terceiro ano do Ensino Médio. A publicação conta com poemas, cruzadinhas, caça-palavras, calendário de pesca, algumas notícias de atividades desempenhadas ao longo do ano, infográficos e mapas mentais sobre conteúdos trabalhados.

A professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Fabiana Dalila Becker conta que a experiência foi muito gratificante, já que conseguiu envolver toda a comunidade escolar no projeto, incluindo alunos, pais, professores e o comércio local.

“Foi a materialização da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, pois além de todo o aprendizado proporcionado, o Almanaque Mário Nardelli ultrapassou os muros da escola, uma vez que cada família recebeu um exemplar. É maravilhoso mostrar à comunidade o talento e a capacidade de nossos alunos para produzir arte e conhecimento”.

A ideia de desenvolver um almanaque escolar surgiu do grupo de linguagens. Em junho, iniciaram os trabalhos e todos os professores foram convidados a participar. Cada um no seu componente curricular, poderia elaborar alguma atividade pertinente e enviar para o grupo avaliar e selecionar o que seria publicado.

“A escolha das atividades publicadas no almanaque foi extremamente difícil, pois todos os trabalhos enviados foram primorosamente confeccionados. Em alguns momentos, a equipe organizadora pediu a outras pessoas que escolhessem qual trabalho seria contemplado, dada a qualidade de todo o material enviado”, relembra Fabiana.

Ao todo, foram produzidas 3.200 cópias do Almanaque Mário Nardelli (clique aqui para conferir). A equipe organizadora do projeto é composta pelos professores Fabiana Dalila Becker, Ieda Maira Dutra Ribeiro, Jean Ricardo Alves Sens e pela diretora Judite Terezinha Catafesta. Todos os custos foram pagos pelos 40 patrocinadores, todos comerciantes do município de Rio do Oeste.

Confira mais Notícias